Prefeitura de Guarujá

Curso de pizza em Guarujá é oportunidade gratuita para empreender

today28 de junho de 2023 14

Fundo
share close

 Formação durou uma semana e ensinou desde a criação de um negócio até a preparação de pizzas salgadas e doces

Massa, tempero, ingredientes e muita vontade de empreender. Esse foi o cenário da cozinha do Centro de Atividade Educacional e Comunitária (Caec) Professor André Luiz Gonzalez (Morrinhos II), que envolveu 13 munícipes de Guarujá, no curso sobre o preparo de pizzas salgadas e doces. A capacitação durou uma semana, do dia 19 até o dia 27 deste mês, e também ensinou sobre como começar um negócio na área gastronômica.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O público alvo são pessoas com mais de 18 anos, microempreendedores individuais (MEIs) ou que desejam empreender. Ao final do curso, todos também receberam certificado do Sebrae.

O interesse em criar um restaurante foi motivo para o ajudante de cozinha, Marcos Abreu, em aprender sobre o processo culinário. “Meu pai deseja expandir os negócios dele e por isso me inscrevi. Eu nem imaginava cozinhar, mas estou aproveitando essa oportunidade”, afirmou o jovem.

Além de uma renda extra, a aposentada Wilmia Chiquetto, de 74 anos, viu a chance de aprender algo novo, além de dar o seu próprio toque culinário. “Adoro cozinhar, mas também sou interessada na cultura holística, então decidi juntar os dois para criar sabores ciganos e a experiência está sendo maravilhosa”.



Junto com o aprendizado, o processo de panificação e preparação da massa serviu de ajuda para a balconista Flávia Gomes, que conta que o curso foi terapêutico. “Meu psiquiatra me indicou para ajudar no meu tratamento e me ajudou bastante a reduzir meus ataques de pânico. A gente aprende coisas novas, cria mais amizades e o ambiente aqui é muito acolhedor”, disse.

Tomando conta da cozinha e servindo como motivação, o chef Jaelson Avelino reforçou a importância de oportunidades para profissionalização no Município. “Tudo isso é de grande ajuda para o desenvolvimento da comunidade e é fundamental para as pessoas de baixa renda ter um serviço como esse. A partir daí, é só colocar a mão na massa e ter sucesso”, relatou o professor de panificação.

Ingredientes do Empreendedorismo

O Caec André Luiz não é o único com essa oportunidade. Ao todo, foram abertas 100 vagas em cursos gratuitos. As capacitações, que envolvem confecção de brigadeiro gourmet, design de sobrancelhas e, ainda, doces brasileiros para festas, acontecem neste mês e também em julho, em cinco Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs) da rede municipal de ensino.

Foram 36 vagas disponibilizadas para junho e outras 64 em julho, distribuídas nos Caecs: André Luiz Gonzalez (Morrinhos); Márcia Regina dos Santos (Jardim Boa Esperança); Isabel Ortega de Souza (Santa Rosa); Cornélio Pacheco (Maré Mansa) e Carlos César Fernandes (Parque Enseada).




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Nathan Bottene

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pacientes-das-usafas-possuem-treinamento-funcional-para-melhora-da-saude

Prefeitura de Guarujá

Pacientes das Usafas possuem treinamento funcional para melhora da saúde

Mais de 100 pessoas já foram alcançadas pela iniciativa em quatro bairros da Cidade Em Guarujá, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) atua garantindo qualidade de vida para a população, por meio de palestras, atendimentos individuais e grupos. Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o Nasf C desenvolve o grupo Movimenta, projeto que realiza treinamentos funcionais a pacientes das unidades de saúde da família, da rede municipal de […]

today28 de junho de 2023 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%