Evento contemplou os formandos dos cursos de Panificação, Foto mobile, Cartonagem e Encadernação
Ao som da flauta, os 106 alunos dos cursos de geração de renda e capacitação profissional do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá foram recepcionados no Teatro Municipal Procópio Ferreira, para receber a certificação. A formatura aconteceu na última quinta-feira (15) e contemplou os formandos dos cursos de Panificação, Foto mobile, Cartonagem e Encadernação.
A cerimônia contou com a presença do superintendente do Fundo Social; com o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, que, na ocasião, representou o prefeito de Guarujá, além de representantes do Poder Legislativo, professores, colaboradores e familiares.
“É uma alegria poder levar a dignidade a essas pessoas que buscam nos cursos do Fundo Social a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho ou mesmo de serem donos dos seus próprios negócios. Desejo que continuem perseverantes em seus objetivos e sonhos”, afirmou o superintendente do Fundo Social.
A formatura foi animada com apresentações artísticas e musicais. O público conferiu capoeira adaptada para a terceira idade e o coro comunitário. Além disso, o evento contou com duas palestras, uma sobre empreendedorismo, ministrada pelo superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), e outra sobre investimentos apresentada pela gerente de relacionamento do Banco Sicoob, Letícia Coquito.
Para Tamara Dias da Silva, 30 anos, aluna do curso de Panificação e Foto móbile a capacitação transformou a sua vida. “Foi além das minhas expectativas. Eu me senti acolhida, os professores foram sensacionais, sou grata pelas amizades e todo o conhecimento que recebi. Quero me profissionalizar ainda mais”, comentou a aluna.
Já Maria Teresa de Lima Santana, 61 anos, viu no curso de Panificação uma oportunidade de aprender mais. “Eu adoro cozinhar e fiz esse curso para me aperfeiçoar. Já trabalho com comida e salgados, mas aprendi bastante coisa que já estou colocando em prática”, afirmou.
Cursos
Os cursos são gratuitos e a iniciativa faz parte do Projeto Esmeralda, que visa proporcionar às pessoas em situação de vulnerabilidade social uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho ou mesmo aprender uma atividade para geração de renda. As capacitações tiveram duração de três meses e aconteceram na sede do FSS.
No curso de panificação, os alunos aprenderam a preparar bolos e diversos tipos de pães. Já a turma do Foto móbile conheceu as técnicas de enquadramento, luz, ângulos de paisagem, pessoas e objetos. Na cartonagem e encadernação, os alunos aprenderam a criar diversas peças de artesanato, tais como caixas, agendas, porta joias, capas de caderno entre outros itens.
Publicar comentários (0)