G1 Santos

Da tecnologia à sustentabilidade: profissões emergentes podem moldar o futuro

today15 de agosto de 2023 5

Fundo
share close

Profissões que antes eram fundamentais tornaram-se dispensáveis e deixaram espaço para outras funções e competências exigidas pela era da revolução tecnológica.

O consumo de tecnologia, por exemplo, tende a aumentar nas empresas, e a presença de pessoas com propósitos capazes de conceber, implementar e gerir sistemas será fundamental.

O futuro também exigirá mais desenvolvedores (de softwares, aplicativos e soluções) e especialistas em segurança. As informações coletadas em inúmeras fontes (sistemas internos e externos) precisam ser trabalhadas, analisadas e transformadas em material estratégico, ou seja, profissionais de Big Data e de Tecnologia da Informação serão imprescindíveis.



Por outro lado, independentemente do momento econômico, a questão ambiental sempre estará em evidência. Existem diversas formações de Engenharia que trabalham com foco na produção agrícola e pecuária, e os profissionais serão muito demandados por conta da expansão e modernização do setor, não apenas para aumentar a produção, mas, principalmente, para garantir a preservação dos solos, florestas e rios.

Maple Bear Santos — Foto: Divulgação

Assim acontecerá com o Gestor de Resíduos. O tratamento de lixo da população, que só cresce, e a necessidade de cuidar do meio ambiente ocasionam a demanda por profissionais habilitados em lidar com resíduos sólidos.

Essa é uma área multidisciplinar que pode ser desempenhada por gestores ambientais, engenheiros, químicos, tecnólogos em processos ambientais e em Saneamento Ambiental.

Outro ramo que cresce é direcionado ao Biotecnólogo, que trabalha com a manipulação de material biológico para melhorar a qualidade dos alimentos, produzir remédios e encontrar formas mais eficazes para o tratamento de doenças.

É um dos profissionais mais importantes no processo de aliar o desenvolvimento à sustentabilidade. Seu papel deve ser ainda mais importante nas indústrias, centros de pesquisa e laboratórios.

O futuro está próximo, o mundo vai mudar e estar preparado fará toda a diferença. É indiscutível que o mercado buscará perfis inovadores, com formação mais ampla e integral.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apagao-deixa-cidades-da-baixada-santista-sem-energia-eletrica

G1 Santos

Apagão deixa cidades da Baixada Santista sem energia elétrica

Há relatos também de falta de energia em outros lugares do país como o Distrito Federal e pelo menos 10 estados, como Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Paraíba. A falta de energia afetou as cidades de Santos e São Vicente. Os semáforos ficaram apagados na divisa entre as duas cidades. Moradores dos bairros Vila Valença e Jardim Indepedência, em São Vicente, relataram que […]

today15 de agosto de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%