G1 Mundo

Daniel Ellsberg, americano que divulgou arquivos do Pentágono nos anos 1970, morre aos 92

today16 de junho de 2023 5

Fundo
share close

A divulgação dos Documentos do Pentágono desencadeou uma batalha legal entre o governo dos EUA e a imprensa. Ellsberg foi acusado de violar a Lei de Espionagem dos EUA, enfrentando a possibilidade de prisão e uma pena de até 115 anos de detenção.

Imagem de Daniel Ellsberg de 2018 — Foto: Daniel Rodriguez/AFP



O ex-analista militar americano Daniel Ellsberg, que vazou documentos confidenciais sobre a guerra do Vietnã, morreu nesta sexta-feira (16) aos 92 anos.

Sua história foi contada em vários filmes de Hollywood, incluindo “The Post – A Guerra Secreta”, de Steven Spielberg (2017).

Ellsberg foi um ex-analista militar e ativista político norte-americano. Ele ficou conhecido por vazar os chamados “Documentos do Pentágono” em 1971, quando ainda era um funcionário do governo dos EUA e teve acesso a documentos secretos que detalhavam a história e as atividades do envolvimento dos EUA na Guerra do Vietnã.

Daniel Ellsberg em imagem de 1973 — Foto: AP

Inconformado com o conteúdo dos documentos, que revelavam informações perturbadoras sobre as ações governamentais e a má conduta durante o conflito, Ellsberg decidiu divulgá-los à imprensa. Ele fez cópias dos documentos e os entregou a jornalistas do jornal “The New York Times”. Os documentos continham evidências de que a administração dos EUA havia mentido ao público sobre a guerra, ocultado informações relevantes e conduzido ações questionáveis, gerando um grande impacto na opinião pública.

A divulgação dos Documentos do Pentágono desencadeou uma batalha legal entre o governo dos EUA e a imprensa. Ellsberg foi acusado de violar a Lei de Espionagem dos EUA, enfrentando a possibilidade de prisão e uma pena de até 115 anos de detenção. No entanto, as acusações contra ele foram retiradas em 1973, devido a irregularidades descobertas no processo e ao uso ilegal de informações por parte do governo.

A ação de Daniel Ellsberg ao revelar os Documentos do Pentágono teve um impacto significativo na sociedade e na política dos Estados Unidos. A divulgação contribuiu para o aumento do questionamento público em relação à Guerra do Vietnã e alimentou o movimento contra a guerra. Ellsberg é amplamente considerado como um denunciante corajoso e um defensor da transparência governamental.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

putin-anuncia-que-russia-ja-transferiu-ogivas-nucleares-para-belarus

G1 Mundo

Putin anuncia que Rússia já transferiu ogivas nucleares para Belarus

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (16) que a Rússia começou a transferir armas nucleares para Belarus, como foi anunciado em março. Durante um fórum econômico em São Petersburgo, Putin disse que as primeiras ogivas nucleares foram enviadas para Belarus e que o processo será concluído antes do final do verão no hemisfério Norte. O envio dessas armas foi acertado em um acordo entre Putin e o presidente […]

today16 de junho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%