G1 Santos

Decreto que impõe desconto em aposentadorias de servidores para contribuição ao Iamspe é discutido na Câmara de Santos

today20 de setembro de 2022 12

Fundo
share close

Decreto 65.021/2020, que foi implantado pela gestão do governo Doria, será abordado em uma sessão ordinária nesta terça-feira (20).

Câmara dos Vereadores discute o decreto estadual 65.021/2020 nesta terça-feira (20). — Foto: Candido Gonzalez/Prefeitura de Santos



A Câmara Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, recebe uma discussão, nesta terça-feira (20), sobre o decreto estadual que autoriza o desconto em aposentadorias de servidores públicos estaduais. O valor é utilizado para a manutenção do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

A reunião, que começa às 18h, é organizada pelo Conselho Consultivo Misto do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) Baixada Santista. Ela abordará as implicações que o desconto previdenciário sobre os vencimentos dos aposentados e pensionistas tem no rendimento dos funcionários públicos estaduais.

A cobrança extra foi definida pelo decreto estadual 65.021/2020, implementado pelo governo João Doria, ao declarar que o valor arrecadado no período anterior à medida era insuficiente para manter o IAMSPE, a operadora de saúde que atende servidores estaduais e seus dependentes e que acumula reclamações de sucateamento.

Segundo a Associação de Base dos Trabalhadores do Judiciário do Estado de São Paulo (Assojubs), essa cobrança extra resultou em uma redução drástica nos valores recebidos pelos funcionários públicos estaduais.

Conforme o tesoureiro da Assojubs, Michel Iorio, o atendimento do Iamspe na Baixada Santista está precário, faltando especialidades e procedimentos. “Muitas vezes o usuário precisa realizar exames em São Paulo, com gastos em seu orçamento familiar, além do desgaste emocional e físico para quem está doente”.

Iorio afirma que o orçamento do Iamspe é custeado pelos servidores, sem a contrapartida do Governo do Estado. Segundo ele, os servidores defendem a criação de um conselho paritário, deliberativo e com participação dos funcinários integrantes da CCM Iamspe (Comissão Consultiva Mista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).

“Os aposentados e pensionistas do serviço público estão sendo confiscados em seus vencimentos acima de um salário mínimo devido a esse decreto”, ressalta. O tesoureiro ainda afirmou que questões como a revisão do confisco apenas para servidores que recebem até R$ 3.500 também serão abordadas na sessão.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Equipe 97Web

Judoca representa o Brasil no Pan-Americano Universitário

Com os bons resultados no tatame, a atleta de Judô da Universidade UNG, Ketelyn Nascimento, garantiu uma vaga no Pan-Americano Universitário, que acontecerá entre os dias 14 e 26 de outubro, em Mérida, no México. A estudante de Nutrição foi convocada para a competição internacional ao conquistar medalha de ouro durante as Seletivas realizadas em maio, em Goiás.     Judoca representa o Brasil no Pan-Americano Universitário A aluna da […]

today20 de setembro de 2022 37

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%