G1 Santos

Defesa Civil emite alerta para onda de calor no litoral de SP; veja previsão

today10 de novembro de 2023 1

Fundo
share close

Massa de ar quente deve causar momentos de calor intenso nos próximos dias, além de baixar a umidade relativa do ar, segundo a Defesa Civil. Confira cuidados necessários nessas condições.


Defesa Civil prevê onda de calor para Baixada Santista e Vale do Ribeira — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal



A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as altas temperaturas na Baixada Santista e no Vale do Ribeira nos próximos dias. Segundo o órgão estadual, uma massa de ar quente deve causar momentos de calor intenso.

O alerta é válido entre sábado (11) e segunda-feira (13). A Defesa Civil informou que os termômetros devem chegar no máximo a 36ºC, mas a sensação térmica poderá ser de 38º C na Baixada Santista e 37ºC no Vale do Ribeira.

Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar (UMA) deve ser motivo de atenção entre os moradores das regiões. A previsão é que o nível dela seja de 60% nas cidades da Baixada e 25% nos municípios do Vale.

De acordo com a Defesa Civil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Por isso, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) passou a adotar uma escala psicrométrica que aponta os níveis de criticidade da umidade do ar, classificados em atenção, alerta e emergência.

Nesta classificação, a previsão para o Vale do Ribeira (25%) se enquadra em estado de atenção. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente, consumir muita água e sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e em áreas vegetadas.

  • Estado de atenção: entre 21 e 30%
  • Estado de alerta: entre 12 e 20%
  • Estado de emergência: abaixo de 12%

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

deus-salve-a-familia!

Pleno News

Deus salve a família!

Marco Feliciano - 10/11/2023 09h07 Deus salve a família! Foto: Pixabay Durante toda a evolução social experimentada pela História, a família foi fator fundamental de estabilidade e segurança. Nunca teríamos alcançado o elevado grau de desenvolvimento, sem a proteção da família. Somos um ser que nasce frágil e sem nenhuma condição de sobreviver sem o apoio da mãe, que nos fornece o leite de seu próprio seio, contendo os nutrientes […]

today10 de novembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%