Prefeitura de Guarujá

Defesa Civil ensina nas escolas medidas de prevenção a acidentes e desastres naturais

today18 de abril de 2023 8

Fundo
share close

Palestras aconteceram na última quinta (13) e sexta-feira (14), e envolveram alunos do Ensino Fundamental I; ação segue a Lei Municipal 2486/1996, que instituiu a inclusão de noções de Defesa Civil nas escolas municipais

Promovendo a segurança dentro e fora do ambiente escolar, a Defesa Civil de Guarujá iniciou uma série de palestras nas unidades de ensino da Cidade. Na última semana, os agentes estiveram na Escola Municipal Paulo Freire (Santa Clara), onde cerca de 280 alunos do Ensino Fundamental I participaram da ação.  O encontro, que possui duração de uma hora, focou na identificação, prevenção e redução de riscos a desastres naturais e acidentes domésticos.

A ação segue a Lei Municipal 2486/1996, que instituiu a inclusão de noções de Defesa Civil nas escolas municipais. Desde 2016, as escolas particulares também fazem parte do projeto. De acordo com o agente e geólogo da Defesa Civil de Guarujá, Jozzeffer Vincov, a previsão é que mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino sejam contemplados no primeiro semestre do ano.

O objetivo é aproximar as instituições de Educação formal e não-formal para a proteção das comunidades locais, por meio do exercício da ética do cuidado da vida em comum. Além de dar aos alunos e professores conhecimento das atribuições de Proteção e Defesa Civil; riscos naturais e também tecnológicos.

Escola



A orientadora da escola falou da importância da ação. “Alguns de nossos alunos moram perto de áreas consideradas de risco, então precisamos sempre reforçar as medidas certas sobre o que se deve fazer em caso de chuva forte”, comentou.

O sentimento é compartilhado pela professora Ruth da Conceição Silva Teles. “Essa interação direta entre as crianças e os especialistas é importante, pois além de prender a atenção do aluno de forma didática, traz um assunto diferente e assim o conteúdo é melhor absorvido”, explicou.

A palestra contou com a apresentação feita pelo geólogo, Carlos Adolfo Silva Fernandez. Os alunos receberam materiais didáticos sobre as medidas de segurança. Na sala de aula também foi montada uma maquete das áreas de risco, onde os estudantes puderam visualizar melhor as ações de proteção.

“Foi muito legal a explicação sobre as enchentes. Não só aprendi bastante sobre como agir diante da situação, mas também sobre acidentes domésticos, o que preciso fazer e o que não devo fazer”, disse a aluna do 4º Ano, Ana Luiza Santos Reis.

A colega de Ana, Nicolly Souza, revelou que já passou por uma situação de alagamento e que a aula ajudou a entender o fenômeno. “A água estava na minha canela e quase sofri um acidente. Agora com essa palestra eu sei como posso tomar mais cuidado para reduzir os riscos”, afirmou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

graham-elogia-posicionamento-de-elon-musk-contra-ideologia-de-genero

Gospel Prime

Graham elogia posicionamento de Elon Musk contra ideologia de gênero

Na segunda-feira (17), Franklin Graham elogiou Elon Musk pelos recentes comentários que ele fez sobre os pais de crianças que passam por transições de gênero. “Elon Musk fez um comentário sobre os bizarros e perigosos tratamentos médicos transgêneros que estão sendo realizados em menores de idade, e eu aprecio que ele não tenha medo de chamá-lo como é”, escreveu Graham em uma publicação no Facebook. O comentário de Musk no […]

today18 de abril de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%