G1 Santos

Dentista brasileira com mais de 121 mil dentes confeccionados registra acervo e sonha com o Guinness Book

today6 de julho de 2023 8

Fundo
share close

Uma cirurgiã-dentista de Santos, no litoral de São Paulo, estabeleceu como meta o certificado do Guinness Book, o Livro dos Recordes, por ter confeccionado o maior número de dentes no mundo. Ao g1, Rosemeire Marques, de 52 anos, contou ter produzido 121.438 dentes em pouco mais de 30 anos de carreira. A contagem foi feita por cinco pessoas diante de uma auditora fiscal.

A dentista tem consultório no bairro do Gonzaga, onde guarda o acervo em prateleiras dentro de uma sala de 6 metros de comprimento por 3 de largura. O material foi contabilizado e registrado em vídeo para atestar a veracidade do número de próteses. O processo levou 10 horas para ser concluído.

“Não estou batendo o recorde e sim implantando uma nova marca. Estamos fazendo as provas e [com isso] eu estaria estabelecendo uma nova meta”, disse ela, que seria a primeira pessoa a ter a marca no Livro dos Recordes por confeccionar dentes.



Rosemeire explicou que o Guinness Book exige um documento registrado em cartório antes de aceitar um pedido pelo certificado. O processo será catalogado no 8° Cartório de Notas de Santos e, na sequência, o material passará por tradutor juramentado e ganhará versões em inglês, árabe e espanhol.

“Já fiz mais de 100 mil dentes e estou devolvendo para as pessoas o direito de sorrir, o direito de comer e mastigar. É muito gosto isso, você devolver a autoestima para a pessoa”, disse.

Dentista de Santos confeccionou mais de 121 mil dentes em 30 anos de carreira e irá tentar pleitear um certificado no Guinness Book — Foto: Patrícia Vargas

De acordo com Rosemeire, o acervo foi criado pois, com os moldes, pensava em estudar a anatomia e morfologia dos dentes dos pacientes. Os planos mudaram ao perceber que os clientes retornavam com os dentes quebrados e o material guardado facilitaria na reprodução.

“São 12 mil pacientes e estão sendo contados um a um. Tenho fisicamente os modelos de gesso e posso provar”, disse a dentista, que pensava em fazer uma obra de arte com os moldes, antes da ideia de lutar pelo certificado no Guinness.

Rosemeire entende que esta seja uma marca difícil a ser batida ou ampliada por conta da tecnologia. De acordo com ela, os trabalhos são computadorizados e arquivados de forma on-line. “Hoje, o acervo é todo digital […]. Não tem mais isso concreto, só na nuvem. E não vão entrar para a contagem”.

Dentista de Santos, SP, quer pleitear certificado do Guinness Book com marca histórica de mais de 100 mil dentes confeccionados — Foto: Arquivo Pessoal

Rosemeire se formou em Odontologia em 1982 e se diz feliz e vitoriosa pela carreira, que pode ser coroada com uma marca histórica. “É um reconhecimento por tanto trabalho. Foi uma vida toda dedicada à Odontologia”.

“Vejo [a possibilidade do certificado] como um legado que vou deixar para meu filho e como um exemplo para outras pessoas. Basta trabalhar muito que o sucesso vem”, ressaltou.

A dentista contou à reportagem que por muitos anos trabalhou 16 a 18h por dia fazendo aproximadamente 28 dentes em cada período do dia, de manhã, à tarde e de madrugada.

“Sempre pensei que ninguém no fundo fez a quantidade de dentes que fiz e, por intermédio de um paciente que também está no Guinness Book, a gente fez uma averiguação e vimos que esse recorde não tem precedentes”, finalizou.

Dentista guarda acervo de dentes que confeccionou durante 30 anos em sala no consultório dela, no bairro Gonzaga, em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal

A reportagem consultou o site do Guinness Book e encontrou uma categoria curiosa e que também envolve dentes. Trata-se de um italiano, de Roma, que acumula aproximadamente 2.000.744 dentes humanos. A marca foi atingida em 1903.

O g1 entrou em contato com o Guinness Book para falar sobre a marca que a profissional de Santos deseja registrar, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Cirurgiã-dentista de Santos iniciou contagem da quantidade de dentes que confeccionou e armazenou em acervo durante 30 anos de carreira — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

justica-decide-que-pm-acusado-de-executar-mc-primo-va-a-juri-popular

G1 Santos

Justiça decide que PM acusado de executar MC Primo vá a júri popular

O juiz Alexandre Torres de Aguiar da 1ª Vara Criminal que deu a sentença do caso apontou que existem indícios suficientes de que Freitas seja o autor do crime de homicídio qualificado. De acordo com o documento, ao ser interrogado em juízo, o acusado negou o crime descrito na denúncia e disse que não trabalhou como policial militar na data dos fatos, pois era folga dele. Além disso, o acusado […]

today5 de julho de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%