G1 Santos

Depoimento de jovem com Síndrome de Down sobre tentativa de estupro em SP deve ser legitimado, diz especialista

today29 de julho de 2022 16

Fundo
share close

Um jovem de 27 anos com Síndrome de Down informou à polícia que um pastor tentou estuprá-lo, em terreno em frente a uma igreja, em Itariri, no interior de São Paulo. Ao g1, O psicólogo e professor de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da Unimes, Paulo Muniz, informou que o relato da vítima deve ser legitimado e o caso precisa ser investigado, pois não dar crédito à vítima é agredi-la novamente.

O especialista afirmou que sempre é necessário levar em consideração os relatos de pessoas sobre abuso e violência, independentemente do diagnóstico que ela tenha. “Uma pessoa com Síndrome de Down, com 27 anos, é um adulto e dificilmente um adulto, mesmo com as suas fantasias, vai relatar algo que não aconteceu”.

Muniz acrescentou que, mesmo a denúncias de crianças, “temos que dar legitimidade às queixas. É preciso ouvir, investigar, e procurar não revitimizar e expor a pessoa.”

O psicólogo e professor afirmou que existem muitos casos de pessoas vulneráveis vítimas de abuso. Segundo ele, mesmo que um adulto com Síndrome de Down possa se defender, o agressor age com violência e persuasão. Muniz destaca que as vítimas devem ser acolhidas, independente das características que elas tenham.

“Quando alguém demonstra um comportamento diferente ou faz uma queixa, e colocamos a síndrome em primeiro plano para depois desvendar a questão do abuso, estamos cometendo o mesmo equívoco de quando dizem, por exemplo, que uma mulher foi estuprada pois estava com uma roupa que provocou o estuprador. Quando não damos créditos à vitima, estamos a agredindo ainda mais”, ressaltou.



Principais características de uma pessoa com Síndrome de Down

A principal característica, segundo Paulo Muniz, é a biológica. Eles nascem com um cromossomo a mais, o 21. “Nós temos 23 pares de cromossomos, quando acontece de ter um trio do cromossomo 21, é o que caracteriza a Síndrome de Down. Não é uma doença”, esclareceu.

De acordo com ele, pessoas com Síndrome de Down têm “uma pequena alteração no sistema neurológico, e isso pode alterar o desenvolvimento de regiões mais ligadas aos neurônios do córtex pré-frontal, e algumas vezes pode causar disfunções na capacidade de aprendizagem e nas questões comportamentais”.

Muniz afirmou que um diagnóstico precoce pode potencializar o desenvolvimento cognitivo, físico e motor. “Se aprendemos a tratar as pessoas com Síndrome de Down como qualquer outra pessoa, vamos ajudá-las a desenvolver habilidades para que elas tenham autonomia. Quando a criança com Down não é inserida na escola regular, por exemplo, o desenvolvimento dela é prejudicado”.

O pai do jovem de 27 anos foi preso em flagrante após atirar duas vezes contra o pastor da igreja que fica ao lado da casa deles, em Itariri. Após os disparos, o religioso, que não foi atingido, acionou a Polícia Militar (PM).

No local, o pai teria afirmado aos policiais que disparou contra o pastor devido à denúncia feita pelo filho, que tem Síndrome de Down. Além disso, a PM encontrou uma espingarda e uma arma artesanal conhecida como “canhão”, ambas calibre 32, na casa do pai de 55 anos.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos,-sp,-realiza-testagem-de-hepatites-virais-neste-sabado

G1 Santos

Santos, SP, realiza testagem de hepatites virais neste sábado

Resultado do exame sai em 15 minutos. Santos promove testagem de hepatites virais (B e C) neste sábado (29) — Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, promove neste sábado (30) uma ação de testagem de hepatites virais (B e C). De acordo com o município, a iniciativa é gratuita, aberta à população e o resultado sai em 15 minutos. A administração municipal […]

today28 de julho de 2022 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%