Gospel Prime

Deputado do PT quer criminalizar nazismo e fascimo, mas ignora comunismo

today23 de fevereiro de 2023 12

Fundo
share close

O deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) apresentou um projeto de lei que busca tornar crime a fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propagandas que utilizem a cruz suástica ou quaisquer outras referências ao nazismo ou ao fascismo.

De acordo com a Revista Oeste, a Lei de Racismo, vigente desde 1989, já prevê pena de reclusão e multa para referências ao nazismo, mas limita-se ao uso da suástica. Por isso, o deputado propôs uma lei mais abrangente, que inclua o fascismo.

Segundo o deputado, o projeto busca sanar qualquer dúvida quanto ao uso de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que se destinem à propagação do nazismo. O texto também menciona o fascismo como uma doutrina atentatória à liberdade e que deve ser combatida em um Estado Democrático de Direito. O projeto proposto pelo deputado prevê pena de reclusão e multa para quem violar a lei.

É importante destacar que o projeto de lei apresentado por Rubens Otoni não inclui o comunismo, regime que matou mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Em vários países, principalmente na Europa Oriental, onde se viveu sob a ditadura comunista da extinta União Soviética, a apologia ao comunismo já é proibida. Países como Polônia, Lituânia, Geórgia e Moldávia não permitem o uso de nenhum símbolo comunista, incluindo camisetas com a imagem do guerrilheiro Che Guevara.

Na legislatura passada, alguns deputados apresentaram projetos de lei para criminalizar símbolos comunistas e a apologia ao sistema que ainda hoje sustenta ditaduras em países como China, Cuba, Venezuela e Nicarágua. No entanto, esses projetos ainda não foram aprovados.



Em resumo, o projeto de lei apresentado pelo deputado federal Rubens Otoni busca tornar crime a fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propagandas que utilizem a cruz suástica ou quaisquer outras referências ao nazismo ou ao fascismo.

A proposta amplia as sanções previstas pela Lei de Racismo, que atualmente se limita ao uso da suástica. O projeto não inclui o comunismo, regime que já é proibido em vários países do mundo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-tera-beneficios-sociais-antecipados-devido-ao-temporal-que-atingiu-a-regiao

Prefeitura de Guarujá

Guarujá terá benefícios sociais antecipados devido ao temporal que atingiu a região

Há antecipações para quem recebe o Auxílio Brasil e benefícios de prestação continuada previdenciária e assistencial As vítimas das chuvas em Guarujá e nas outras cidades do Litoral Norte atingidas pelo forte temporal do final de semana terão os benefícios sociais antecipados. O Governo Federal liberou o pagamento de março do Auxílio Brasil em data unificada. No dia 20, os beneficiários já podem sacar, sem necessariamente precisar esperar o dia […]

today23 de fevereiro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%