G1 Mundo

Deputados democratas dos EUA pedem a Biden revogação do visto de Bolsonaro

today12 de janeiro de 2023 15

Fundo
share close

Os parlamentares enviaram uma carta pedindo ao governo que apoie a democracia e o Estado de Direito no Brasil.

“Além disso, não devemos permitir que o sr. Bolsonaro ou qualquer outra ex-autoridade brasileira se refugie nos Estados Unidos para escapar da Justiça por quaisquer crimes que possam ter cometido durante o mandato”, disse a carta.

Bolsonaro voou para a Flórida dois dias antes de seu mandato terminar e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumir o cargo. Apoiadores radicais do ex-presidente depredaram o Congresso, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto no domingo (8), pedindo um golpe militar para reverter a vitória eleitoral de Lula.



Funcionários do Departamento de Estado e da Casa Branca não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre a carta.

O Departamento de Estado dos EUA disse repetidamente que sua política é não discutir casos específicos de vistos. O secretário de Estado, Antony Blinken, disse na quarta-feira (11) que Washington não recebeu nenhum pedido específico do Brasil sobre Bolsonaro.

Bolsonaro disse nas redes sociais que voltaria ao Brasil mais cedo do que o planejado por motivos médicos. Ele negou ter incitado seus apoiadores e disse que os manifestantes “passaram dos limites”.

A carta foi assinada pelos deputados norte-americanos Gregory Meeks, principal democrata e ex-presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, Joaquin Castro, Ruben Gallego, Chuy Garcia e Susan Wild, entre outros.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guerra-na-ucrania:-por-que-conquistar-a-cidade-de-soledar-seria-vitoria-estrategica-para-a-russia

G1 Mundo

Guerra na Ucrânia: por que conquistar a cidade de Soledar seria vitória estratégica para a Rússia

Nesta quinta-feira (12), uma autoridade russa estacionada em Donetsk afirmou que havia "bolsões de resistência" na cidade, enfraquecendo declarações de que o local estratégico foi inteiramente tomado por forças russas. "Nossos soldados continuam pressionando o inimigo nesses lugares", disse Andrei Bayevski numa transmissão pela internet. "Em geral, a operação está indo bem, e as periferias no oeste de Soledar estão completamente sob nosso controle", acrescentou. Na quarta-feira, porém, Yevgeny Prigozhin, […]

today12 de janeiro de 2023 23

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%