G1 Mundo

Deputados franceses apresentam moção de censura contra governo por ‘canetada’

today18 de março de 2023 16

Fundo
share close

Presidente Emmanuel Macron recorreu na quinta (16) a artigo da Constituição para aprovar reforma polêmica da Previdência sem passar por votação no Parlamento.




Manifestantes protestam na França após governo aprovar mudança na previdência sem voto

Manifestantes protestam na França após governo aprovar mudança na previdência sem voto

Deputados franceses apresentaram nesta sexta-feira (17) uma moção de censura contra o governo francês pela “canetada” para a aprovação da impopular reforma da Previdência.

A moção de censura – um recurso do Parlamento através do qual os deputados avaliam e votam se o primeiro-ministro do país deve continuar no cargo – é a última chance de os deputados conseguirem barrar a reforma, rejeitada por mais de dois terços dos franceses.

O mecanismo foi apresentado nesta manhã por um grupo parlamentário formado por partidos do centro e apoiado por partidos de esquerda. A Assembleia Nacional avaliará agora se aprovará a moção. Caso aprovada, uma votação sobre se o governo deve continuar ou não é então aberta.

Mas o grupo que é considerado chave para uma aprovação da moção, o Les Republicains, também de centro, não assinou a medida. A expectativa é que o Les Republicains vote pela continuidade do governo.

Caso a moção seja aprovada em votação, a primeira-ministra do país, Elisábeth Borne, seria destituída do cargo, e o presidente do país, Emmanuel Macron, teria de formar um novo governo. Isso, na prática, inviabilizaria a reforma da Previdência, que ficaria automaticamente cancelada.

Governo do Macron decidiu aumentar idade para aposentaria sem aprovação do parlamento francês

Manifestantes queimaram lixos que se acumulavam nas ruas de Paris por conta da greve de garis contra a reforma da Previdência e entraram em confronto com policiais.

A polícia francesa disse que prendeu 310 pessoas foram detidas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

oscar-2023:-por-que-vietna-nao-celebra-o-premio-a-ke-huy-quan,-de-‘tudo-em-todo-o-lugar-ao-mesmo-tempo’

G1 Mundo

Oscar 2023: por que Vietnã não celebra o prêmio a Ke Huy Quan, de ‘Tudo em Todo O Lugar ao Mesmo Tempo’

"Passei um ano em um campo de refugiados e de algum jeito acabei chegando aqui, no maior palco de Hollywood", disse ele. "Dizem que histórias como essa só acontecem em filmes. Eu não acredito que esteja acontecendo comigo. Esse é o sonho americano." Quan é a primeira pessoa de origem vietnamita a ganhar um Oscar e um dos dois indicados este ano: o outro foi Hong Chau, de "A Baleia", […]

today18 de março de 2023 23

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%