Ponto alto aconteceu no último domingo (20), com a tradicional homenagem ao líder quilombola, Zumbi dos Palmares, na Praça Horácio Lafer, além de atividades culturais no Teatro Procópio Ferreira
A tradicional homenagem a Zumbi dos Palmares marcou o Dia da Consciência Negra, celebrado no último domingo (20). O ato, que integrou a Semana da Promoção da Igualdade Racial, em Guarujá, aconteceu na Praça Horácio Lafer (Enseada), quando o busto do líder quilombola foi ornamentado com uma coroa de planta, que simboliza as crenças da cultura africana. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e representantes da comunidade negra da Cidade.
A homenagem a Zumbi dos Palmares integrou a programação especial do fim de semana, que envolveu também roda de conversa sobre a Cultura Afro-Brasileira, roda de capoeira e apresentação de espetáculos alusivos à cultura afro-brasileira, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, com transmissão on-line nas redes sociais da Secretaria de Cultura: @culturaguaruja.
A Semana da Promoção da Igualdade Racial foi aberta no último dia 16 e encerrou no domingo (20). A iniciativa, alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, teve por objetivo debater políticas públicas de combate ao racismo. A programação contou com palestras, rodas de conversa, intervenções culturais, além de ato dedicado a Zumbi dos Palmares.
O evento foi coordenado pelas secretarias de Comunicação e Relações Sociais (Secom), por meio da Política Pública de Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos, com a participação da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá.
Publicar comentários (0)