Prefeitura de Guarujá

Dia da Consciência Negra é marcado por homenagem e intervenções culturais

today21 de novembro de 2022 57

Fundo
share close

Ponto alto aconteceu no último domingo (20), com a tradicional homenagem ao líder quilombola, Zumbi dos Palmares, na Praça Horácio Lafer, além de atividades culturais no Teatro Procópio Ferreira

A tradicional homenagem a  Zumbi dos Palmares marcou o Dia da Consciência Negra, celebrado no último domingo (20). O ato, que integrou a Semana da Promoção da Igualdade Racial, em Guarujá, aconteceu na Praça Horácio Lafer (Enseada), quando o busto do líder quilombola foi ornamentado com uma coroa de planta, que simboliza as crenças da cultura africana. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e representantes da comunidade negra da Cidade.

A homenagem a Zumbi dos Palmares integrou a programação especial do fim de semana, que envolveu também roda de conversa sobre a Cultura Afro-Brasileira, roda de capoeira e apresentação de espetáculos alusivos à cultura afro-brasileira, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, com transmissão on-line nas redes sociais da Secretaria de Cultura: @culturaguaruja.

A Semana da Promoção da Igualdade Racial foi aberta no último dia 16 e encerrou no domingo (20). A iniciativa, alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, teve por objetivo debater políticas públicas de combate ao racismo. A programação contou com palestras, rodas de conversa, intervenções culturais, além de ato dedicado a Zumbi dos Palmares.

O evento foi coordenado pelas secretarias de Comunicação e Relações Sociais (Secom), por meio da Política Pública de Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos, com a participação da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá.






Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-elege-miss-e-mister-em-concurso-de-beleza-negra

Prefeitura de Guarujá

Guarujá elege miss e mister em concurso de Beleza Negra

Marjhory Demétrio Ponciano e Nathan Ferreira Moreira Barreto foram os ganhadores A Prefeitura de Guarujá realizou o Concurso Miss e Mister Beleza Negra 2022, que aconteceu no Teatro Municipal Procópio Ferreira, no último sábado (19). O evento, coordenando pela Secretaria de Cultura (Secult), contou com 18 participantes, que foram avaliados pelos jurados em duas notas, sendo uma para postura e outra para simpatia. Os eleitos receberam prêmios de acordo com a classificação. Os primeiros lugares receberam R$1 mil, além de faixa, flores e coroa. Os que […]

today21 de novembro de 2022 41

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%