G1 Santos

Direitos do MEI no INSS: Guia completo

today20 de agosto de 2024 6

Fundo
share close

Elisângela Coelho – 20/08/2024 09h36

MEI – Microempreendedor Individual (Imagem ilustrativa) Foto: Smartmockups

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma figura jurídica que permite a formalização de pequenos negócios, oferecendo diversos benefícios previdenciários. Contribuindo regularmente para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o MEI tem acesso a vários direitos que garantem proteção social em diferentes situações. Neste artigo, vamos esclarecer todos os direitos do MEI no INSS.

Contribuição do MEI para o INSS


O MEI contribui com 5% do salário mínimo por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Essa contribuição garante acesso a uma série de benefícios previdenciários, desde que o pagamento esteja em dia.

Benefícios previdenciários do MEI

– Aposentadoria por idade:


Homens – podem se aposentar aos 65 anos de idade.


Mulheres – podem se aposentar aos 62 anos de idade.


Tempo de contribuição – é necessário ter, no mínimo, 15 anos de contribuição (180 meses).



– Aposentadoria por invalidez:


Disponível para o MEI que se torna permanentemente incapaz de trabalhar devido a uma doença ou acidente. A incapacidade deve ser comprovada por perícia médica do INSS.

– Auxílio-doença:


O MEI tem direito ao auxílio-doença se ficar incapacitado temporariamente para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos devido à doença ou acidente. É necessária a comprovação da incapacidade por meio de perícia médica do INSS.

– Salário-maternidade:


Disponível para as mulheres MEIs, esse benefício pode ser solicitado em caso de nascimento de filho, adoção, aborto espontâneo ou natimorto. O período de pagamento é de 120 dias.

– Pensão por morte:


Em caso de falecimento do MEI, seus dependentes têm direito a receber a pensão por morte. O valor e a duração do benefício dependem da idade e do tipo de dependente.

– Auxílio-reclusão:


Os dependentes do MEI têm direito ao auxílio-reclusão se o microempreendedor for preso em regime fechado ou semiaberto, desde que o último salário de contribuição esteja dentro do limite estabelecido pelo INSS.

Procedimentos para solicitar benefícios


Para solicitar qualquer um dos benefícios, o MEI deve seguir os seguintes passos:


1. Acessar o Meu INSS: entre no site ou aplicativo “Meu INSS” e faça login com seus dados pessoais.


2. Solicitar o benefício: no menu, escolha a opção correspondente ao benefício desejado (por exemplo, “Pedir Aposentadoria”, “Salário-Maternidade”, etc.).


3. Preencher os dados: preencha todas as informações solicitadas e anexe a documentação necessária.


4. Agendar perícia (se aplicável): para benefícios que requerem comprovação de incapacidade (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez), agende uma perícia médica.


5. Comparecer ao atendimento: vá e leve os documentos necessários. Esses documentos podem variar de acordo com o benefício solicitado, mas geralmente incluem: documento de identificação com foto (RG, CNH); CPF; comprovante de residência; comprovantes de contribuição (DAS); documentos específicos para o benefício, como atestados médicos, certidões de nascimento, óbito, entre outros.

Ser MEI não só facilita a formalização de pequenos negócios, mas também garante acesso a importantes benefícios previdenciários. É fundamental manter as contribuições em dia e estar informado sobre os direitos e procedimentos para garantir a proteção social em diversas situações.

Para mais informações e para esclarecer dúvidas, consulte um advogado especializado ou acesse o site do INSS.

Para saber mais, siga-me nas redes sociais.

E até a próxima!

Dra. Elisângela Coelho foi trabalhadora rural, doméstica, vendedora e hoje atua como advogada especialista em direito previdenciário.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: Elisangela Coelho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-amigo-antonio-delfim-netto

G1 Santos

O amigo Antonio Delfim Netto

Ives Gandra - 19/08/2024 11h53 Delfim Netto Foto: EFE/Sebastião Moreira Faleceu na última segunda-feira (12), um querido amigo, Antonio Delfim Netto, aos 96 anos. Nem sempre, contudo, fomos amigos. Em 1968, quando era o todo-poderoso ministro da Fazenda, do governo Costa e Silva, Delfim Netto pediu o confisco dos meus bens e a abertura de um Inquérito Policial Militar (IPM) contra mim, por entender que os honorários advocatícios que eu […]

today19 de agosto de 2024 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%