Para começo de conversa, o discurso foi considerado um dos mais longos da era moderna, para o desespero dos comunaglobalistas.
O presidente Donald Trump proferiu um discurso de 100 minutos ao Congresso, destacando as ações de seu governo nas primeiras seis semanas do segundo mandato.
Ele ressaltou a retirada dos EUA do Acordo de Paris, da OMS e do Conselho de Direitos Humanos da ONU, além de criticar os democratas e o ex-presidente Joe Biden.
Trump anunciou tarifas comerciais, a intenção de retomar o controle do Canal do Panamá e mencionou um possível acordo de minerais com a Ucrânia para encerrar o conflito. O discurso foi marcado por protestos e saídas de parlamentares democratas.
Trump também enfatizou uma agenda contra políticas de diversidade, equidade e inclusão, declarando o fim do que chamou de “tirania da diversidade” no governo federal, setor privado e nas forças armadas.
Além disso, elogiou Elon Musk por auxiliar na redução de gastos federais e anunciou cortes de impostos sobre gorjetas, horas extras e benefícios da seguridade social.
O presidente culpou Joe Biden pelo aumento dos preços de itens básicos e defendeu a imposição de tarifas comerciais como parte de uma agenda protecionista.
Em relação à política externa, Trump destacoua carta do presidente VolodymyrZelenskye a consolidação do acordo de paz sob sua liderança. Ele também criticou aliados internacionais, como Canadá, México, Índia e China, e elogiou a aliança AUKUS, sugerindo que a Austrália poderia desempenhar um papel na construção de navios militares.
Em suma, o discurso de Trump reforçou seu compromisso com uma agenda conservadora, enfatizando políticas de proteção econômica, segurança nacional e valores tradicionais, elementos centrais para sua base política.
Lawrence Maximus é cientista político, analista internacional de Israel e Oriente Médio, professor e escritor. Mestre em Ciência Política: Cooperação Internacional (ESP), Pós-Graduado em Ciência Política: Cidadania e Governação, Pós-Graduado em Antropologia da Religião e Teólogo. Formado no Programa de Complementação Acadêmica Mastership da StandWithUs Brasil: história, sociedade, cultura e geopolítica do Oriente Médio, com ênfase no conflito israelo-palestino e nas dinâmicas geopolíticas de Israel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
HomeOpiniãoMarco FelicianoTrump e seu forte discurso no Capitólio Presidente americano discursou, nesta terça-feira, por quase duas horas Marco Feliciano - 05/03/2025 12h47 Trump Foto: EFE/EPA/WIN MCNAMEE / POOL Na noite passada, avançando pela madrugada, o presidente Donald Trump realizou o Discurso de Estado da União. Discurso em que o presidente da República, no Capitólio, se dirige aos congressistas com uma mensagem de solidariedade entre os poderes executivo e legislativo. Durante […]
Publicar comentários (0)