Unir o domínio do tempo e a realização de sonhos talvez seja a grande meta do ser humano. Se isso nem sempre é possível na vida real, na música, sim. É o caso do enredo ‘Tempo – O Alimentador de Sonhos’, da escola de samba Dragões do Castelo, desse bairro da Zona Noroeste de Santos, no litoral de São Paulo.
Convidada no desfile de 2020, o último antes da pandemia, a agremiação integra o Grupo de Acesso neste ano e abre a primeira noite de folia na Passarela Dráusio da Cruz, em 10 de fevereiro.
“Estamos voltando para o nosso chão e com toda energia. É um momento excepcional, a comunidade está com muita garra e isso contagia também nossa diretoria. Para a retomada dos eventos em Santos estar completa, o que estava faltando realmente era o Carnaval”, diz a presidente, Daniela Nascimento Wonsuit.
O enredo começou a ser desenvolvido no último Carnaval com a ajuda da comunidade. “Foi um ano muito difícil, como acredito que foi para todo mundo. No decorrer desse trabalho, nós escutávamos muito das pessoas sobre os sonhos que elas tinham. E percebemos como o tempo era essencial para que cada um pudesse tentar realizar o que quer, ainda que o único capaz de determinar o quanto temos de tempo seja Deus”, relembra a presidente.
A escola, então, realizou uma enquete com os integrantes do bairro, pedindo a cada um que descrevesse seu sonho. Era a construção de uma obra coletiva. “O enredo foi construído em cima dessas respostas”.
Na avenida, a Dragões do Castelo terá 750 integrantes, em dez alas. “Cada setor da escola trará uma referência que vai despertar nas pessoas o reconhecimento dos seus próprios sonhos, porque são comuns a muitos brasileiros. Acredito que isso vai envolver o público e dará uma emoção extra ao nosso desfile”, projeta.
Na letra do samba, há de tudo um pouco: a magia da Disney para a criança, a emoção do grito de gol para todas as idades e o sonho dos direitos iguais.
“É, ao mesmo tempo, uma homenagem à nossa raiz, pois muitos que responderam à enquete estarão na avenida. E, também, uma reflexão sobre como dependemos do tempo para conquistar nossos objetivos. Inclusive o da Dragões, que é ganhar o Carnaval”, explica Daniela.
Nome: Centro Cultural Escola de Samba Dragões do Castelo
Fundação: 3 de julho de 2010
Bairro: Castelo (Santos)
Melhor Colocação: Vice-campeã do Grupo de Acesso em 2014
Componentes: 750
Alas: 10
Carro alegórico: 1
Olha só quem voltou pra luta de novo
Nos braços do povo onde é minha raiz
Sou a Dragões e nada pode me parar
Em busca de um sonho não vão me calar
Ó criador, seja feita a sua vontade
Famílias lutam por dignidade
Batalham pelo seu primeiro lar
Com garra e com fé no coração,
chegar no primeiro milhão
Em cada canto da comunidade
Só quem sonha que pode alcançar
Rompendo barreiras, quebrando grilhões
Unidos clamar por direitos iguais
Fazer do que Deus disse uma sagrada lei
Amai uns aos outros como vos amei
Embarcar na viagem dos sonhos
Ostentar sem pensar no amanhã
Na Disney delira a criança:
Sorriso sincero, brilho no olhar
Brasil, caldeirão cultural
Celeiro de gênios, tu és imortal
Canções revelaram talentos
O grito de gol desperta a paixão
Clamor de respeito, questões raciais
Por mais moradias, direitos iguais
Diversidade, contra o regresso
Botando a ordem no nosso progresso
Ó, Pátria Mãe Gentil, por ti eu vou lutar
Pro nosso sonho se realizar
Compositores: Abraão Santos, Felipe Lima, Marcus Lopes, Gabriel Nunes,Iuri Santos, Duda e Cezynha 7 Cordas
Intérprete: Márcio França
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias
Publicar comentários (0)