Circula nas redes sociais uma foto que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma foto cumprimentando o presidente do Irã, Ebrahim Raisi. Uma legenda diz que ele está com o chefe do Hamas. É #FAKE.
A legenda sobre a foto diz: “Tá aí a ratazana como chefe do Hamas.”
A foto não mostra Lula cumprimentando o chefe do Hamas e, sim, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi.
A imagem com o presidente do Irã é real e foi publicada no perfil verificado de Lula no X, antigo Twitter, em 24 de agosto de 2023.
O perfil diz que pela primeira vez Lula se reuniu com Ebrahim Raisi, presidente do Irã, um dos países que ingressa no Brics (bloco comercial) a partir de 2024. De acordo com Lula, o Irã foi o maior importador de produtos brasileiros no Oriente Médio em 2022, com quase US$ 4,3 bilhões em produtos, e deve continuar sendo um parceiro comercial importante para o Brasil nos próximos anos.
A foto passou a circular com a legenda falsa após a ofensiva do Hamas iniciada em 7 de outubro, e a resposta israelense. No entanto, os principais nomes do Hamas são Yahya Sinwa, Ismael Haniyeh e Mohammed Deif.
Uma reportagem do jornal The Wall Street Journal cita fontes anônimas do Hamas e do movimento guerrilheiro libanês Hezbollah que dizem que o Irã deu sinal verde para o ataque. Embora os líderes do Irã tenham celebrado e elogiado os ataques, eles foram rápidos a negar o envolvimento do país.
Lula publicou em uma rede social um apelo à comunidade internacional e à Organização das Nações Unidas em prol das crianças na zona de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que governa a Faixa de Gaza.
No comunicado, Lula afirma:
É #FAKE que foto mostre Lula ao lado do ‘chefe’ do Hamas — Foto: Reprodução
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)