G1 Mundo

É #FAKE que Trump comparou atentado que sofreu à facada em Bolsonaro em 2018; vídeo é montagem

today16 de julho de 2024 5

Fundo
share close

No primeiro trecho do vídeo, com dublagem em português, o republicano afirma: “Bolsonaro, meu amigo, tentaram fazer comigo a mesma coisa que fizeram contigo. Eles estão por toda parte, mas isso não vai ficar assim. O comício estava em pleno andamento quando senti a dor aguda e, em seguida, vi o sangue na minha orelha. Fui atingido por um disparo ou pedras”.

Gravado no interior de um avião, o vídeo tem 1 minuto e 29 segundos e é acompanhado do lema “Deus, pátria e família”.

Uma busca reversa de imagens do Google revelou que o conteúdo produzido para espalhar desinformação usou um vídeo gravado por Trump em apoio à reeleição de Bolsonaro. A declaração foi publicada nas redes sociais oficiais do ex-presidente do Brasil em 1° de outubro de 2022 (aqui e aqui). Confira na íntegra o que é dito na ocasião pelo ex-presidente norte-americano:



“Povo brasileiro, vocês têm uma grande oportunidade de reeleger um líder fantástico, um homem fantástico, um dos maiores presidentes que qualquer país do mundo poderia ter, o presidente Bolsonaro. Ele fez um trabalho absolutamente incrível na economia brasileira. Ele é respeitado por todos ao redor do mundo, de modo que eu apoio fortemente o presidente Bolsonaro. Ele será líder do Brasil, eu espero por um bom tempo. Ele está levando o país de vocês a um grande patamar e, mais uma vez, seu país é respeito em todo mundo graças a ele. Então, saiam e votem em Bolsonaro.”

Isto é, o conteúdo checado pelo Fato ou Fake é uma montagem e espalha informações falsas, já que a dublagem em português alterou o discurso original de Trump e retirou a imagem de contexto.

Também não há registros em agências de notícias estrangeiras ou brasileiras do republicano comparando seu atentado com o ataque sofrido por Bolsonaro em 2018.

Após a tentativa de homicídio, o republicano concedeu uma entrevista ao New York Post a bordo de seu avião particular, a caminho de Milwaukee para a Convenção Nacional do Partido Republicano. Em nenhum momento, o nome do ex-presidente do Brasil é citado.

O jornalista Michel Goodwin, responsável pela entrevista exclusiva, ainda relatou em sua reportagem que Trump estava usando um curativo na orelha direita — onde ele foi atingido por um tiro de raspão durante o comício.

Ao analisar o vídeo alvo de checagem, também é possível perceber que não há nenhum curativo na orelha do republicano —outro indício de que o vídeo não foi feito depois do atentado.

No momento do ataque, ele era carregado nos ombros por apoiadores quando Adélio Bispo de Oliveira se aproximou e o esfaqueou na barriga.

O ex-presidente sofreu lesões nos intestinos delgado e grosso. Durante o processo de recuperação, ele foi submetido a três cirurgias e precisou usar de bolsa de colostomia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

atirador-foi-visto-no-telhado-por-forcas-de-seguranca-cerca-de-meia-hora-antes-de-atentado-contra-trump,-diz-jornal

G1 Mundo

Atirador foi visto no telhado por forças de segurança cerca de meia hora antes de atentado contra Trump, diz jornal

Segundo o jornal, um membro da unidade de serviços de emergência do Condado de Beaver, na Pensilvânia, notou um homem suspeito em um telhado próximo ao comício às 17h45 (horário local), relatou o avistamento e tirou uma foto da pessoa. O atentado ocorreu minutos depois, às 18h11. Testemunha vê suspeito de ataque contra Trump em telhado — Foto: Reprodução/TV Globo Munição comprada na manhã do atentado Investigadores federais apuraram que o […]

today16 de julho de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%