G1 Mundo

‘El Mayo’ e filho de ‘El Chapo’: quem são os herdeiros do cartel de Sinaloa, fabricantes de fentanil e criminosos mais procurados do mundo

today26 de julho de 2024 5

Fundo
share close

‘El Mayo’ e Joaquín Guzmán López, também conhecido como El Güero Moreno, estavam entre os criminosos mais procurados do mundo e foram presos nesta quinta-feira (25), na cidade El Paso, no Texas.

Eles enfrentam uma série de acusações, incluindo tráfico de fentanil, a droga que atualmente mais mata nos Estados Unidos.

Após a extradição de ‘El Chapo’ para os Estados Unidos em 2017, o cartel de Sinaloa foi herdado por quatro de seus filhos, conhecidos como “Los Chapitos”. São eles:



  • Iván Archivaldo Guzmán Salazar
  • Joaquín Guzmán López
  • Ovidio Guzmán López (capturado)
  • Jesús Alfredo Guzmán Salazar

Os quatro filhos de ‘El Chapo’ assumiram a facção e se tornaram alguns dos maiores exportadores de fentanil para os Estados Unidos.

‘El Mayo’ e Los Chapitos têm tido um relacionamento conturbado desde a extradição de El Chapo.

Em maio do ano passado, o escritório de controle de ativos estrangeiros (OFAC) do departamento do Tesouro dos EUA sancionou Joaquin Guzmán e outros três membros do Cartel de Sinaloa. Eles tiveram suas contas bancárias congeladas e foram proibidos de fazer negócios com os norte-americanos.

Além do filho de El Chapo preso nesta quinta, outro “Chapito”, Ovidio Guzmán, tinha sido entregue à Justiça americana em setembro do ano passado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

com-tensao-em-alta-na-venezuela,-brasil-reforca-atencao-na-fronteira-e-mantem-militares-de-prontidao

G1 Mundo

Com tensão em alta na Venezuela, Brasil reforça atenção na fronteira e mantém militares de prontidão

A operação Acolhida, que cuida da região, registrou um aumento no número de venezuelanos que chegam ao Brasil nos últimos dias. Além disso, as Forças Armadas estão em "estado de alerta" na região. Serviços de inteligência, como o da Polícia Federal, vêm informando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a evolução dos acontecimentos no país vizinho. Equipes que atuam no lado brasileiro da fronteira afirmaram ao blog que […]

today26 de julho de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%