G1 Mundo

Eleições 2024 nos EUA: veja melhores momentos de embate entre Biden e Trump

today28 de junho de 2024 7

Fundo
share close

O enfrentamento, previsto para durar cerca de uma hora e meia, tem também uma série de ineditismos: esta é a primeira vez que um presidente e um ex-presidente ficam cara a cara em um debate eleitoral nos EUA. Trump passou também a ser o único candidato a chegar a um enfrentamento desse tipo com uma condenação nas costas, além de outros três processos que ele ainda responde como réu.

Neste ano, a rede norte-americana CNN, que realiza o debate, também impôs regras pela primeira vez (leia mais abaixo).

As eleições para presidente nos Estados Unidos acontecem em 5 de novembro. Joe Biden tenta a reeleição, enquanto Donald Trump quer voltar à Casa Branca — ele presidiu os EUA de 2017 a 2021 e perdeu as últimas eleições para Biden.



As pesquisas de opinião mais recentes mostram uma ligeira vantagem para Trump.

Biden e Trump trocam ofensas em 1º debate presidencial

Biden e Trump trocam ofensas em 1º debate presidencial

O debate começou com um tema sensível para Biden: a inflação. Um dos moderadores questionou o presidente sobre o que ele tem a dizer a eleitores que sentem que a economia piorou na comparação com a gestão de Trump.

O presidente respondeu com o argumento de que o mundo pós-pandemia prejudicou a economia em diversos países e atacou seu adversário, a quem acusou de causar uma situação de “caos” na economia.

Trump rebateu e acusou Biden de apenas favorecer imigrantes ilegais. “Os únicos empregos que ele criou foram para imigrantes ilegais”, disse o ex-presidente, que repetiu também o discurso de que imigrantes que entram nos EUA de forma ilegal são “terroristas que estão vivendo em hotéis de luxo de Nova York” e acusou Biden de “simplesmente deixá-los entrar”.

Biden, que começou o debate em temperatura morna, subiu o tom ao chamar Trump de “otário” e “perdedor”.

O presidente acusou o adversário de já ter chamado veteranos de guerra de “otários e perdedores” e, ao falar de seu filho Beau Biden, que lutou no Iraque e morreu de câncer no cérebro em 2015, disse a Trump:

“Meu filho não é otário. Você é um otário e um perdedor”.

Trump exigiu um pedido de desculpas.

Ao debater a guerra em Israel, Trump acusou Biden de não ter pulso firme na guerra entre Israel e Hamas e chamou o presidente de um “palestino ruim”.

Trump disse ainda que vai terminar a guerra na Ucrânia antes mesmo de tomar posse, caso eleito.

Como previsto, Trump investiu em ataques nos pontos fracos do atual governo de Biden, como o recorde de entrada de imigrantes nos EUA, os períodos de inflação alta e o prolongamento das guerras na Ucrânia e em Israel.

Trump em debate nos EUA — Foto: Brian Snyder/Reuters

Joe Biden durante debate presidencial, nos Estados Unidos, em 27 de junho de 2024 — Foto: REUTERS/Brian Snyder

A questão da idade do presidente, de 81 anos, também deve ser explorada pela campanha de Trump, que vem investindo no argumento de que Biden sofre de lapsos de memória, o que ele nega. Biden e Trump, de 78 anos, são também os dois candidatos à presidência dos EUA mais velhos da história do país.

Já Biden deve tocar em pontos sensíveis para Trump, como sua condenação, em maio — a primeira de um ex-presidente na história dos Estados Unidos — e explorar o adversário como uma ameaça à democracia.

O democrata também deve mirar no envolvimento do republicano no ataque ao Capitólio, o prédio do Legislativo norte-americano, em 6 de janeiro de 2021, e falas polêmicas do ex-presidente, como as que ele chamou imigrantes de terroristas e a de que não será um ditador “exceto no primeiro dia de governo.

Antes do debate, a campanha de Biden divulgou um vídeo com ex-assessores de Trump dizendo que desta vez não o apoiariam. “Acredite nas pessoas que melhor conhecem Donald Trump – ele não está apto para ser presidente”, disse Biden em suas redes sociais.

Donald Trump (à esquerda) e Joe Biden fazem o primeiro debate presidencial das eleições de 2024 nesta quinta-feira (27) — Foto: AP Photo

Biden, que venceu o pleito na ocasião, seguiu a estratégia de tentar descredibilizar o adversário e suas falas, ignorando Trump e falando diretamente para as câmeras.

Neste ano, a organização do debate estabeleceu uma série de regras para tentar evitar interrupções e que os candidatos falem fora de hora, além da interferência de terceiros. Entre elas, estão:

  • Microfones desligados — pela 1ª vez, o debate entre candidatos dos EUA terá microfones silenciados enquanto o adversário tiver a palavra;
  • Sem acessórios — os candidatos não poderão levar papéis, pastas ou qualquer outro acessório para auxiliá-los no debate;
  • Também não haverá público nem jornalistas. Apenas os dois moderadores estarão no auditório;
  • Haverá dois intervalos comerciais, e, nesses momentos, os candidatos não poderão ter nenhum contato com assessores.

Biden x Trump: Veja alguns pontos sensíveis que devem ser explorados no debate presidencial nos EUA

Biden x Trump: Veja alguns pontos sensíveis que devem ser explorados no debate presidencial nos EUA




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

biden-diz-nao-andar-com-facilidade,-nao-falar-com-fluidez-nem-debater-como-antes,-mas-sabe-‘dizer-a-verdade’

G1 Mundo

Biden diz não andar com facilidade, não falar com fluidez nem debater como antes, mas sabe ‘dizer a verdade’

"Não ando com tanta facilidade como antes, não falo com tanta fluidez como antes, não debato tão bem como antes, mas sei o que sei: sei dizer a verdade", disse o presidente. Em discurso no comício, no estado da Carolina do Norte, ele afirmou também que saber "distinguir o certo do errado" e disse que não se canditaria se não tivesse certeza de que sabe o que fazer. "Eu sei […]

today28 de junho de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%