G1 Mundo

Eleições na Argentina: Javier Milei e Sergio Massa debatem pela última vez antes da votação

today12 de novembro de 2023 7

Fundo
share close

Neste domingo (12) acontece o último debate da campanha presidencial argentina. A votação está marcada para o próximo domingo (19). Os dois candidatos no páreo são Javier Milei, um populista que se define como libertário, e Sergio Massa, um peronista, ou seja, um seguidor das políticas do ex-presidente Juan Domingo Perón, que foi líder da Argentina três vezes durante o século 20.

No primeiro turno, o resultado foi o seguinte:

  • Sergio Massa: 36,68%
  • Javier Milei: 29,98%



As pesquisas indicam que a votação dos dois será parecida. Veja abaixo algumas das mais recentes

  • Atlas Intel (10 de novembro): Milei 52,1% x Massa 47,9%.
  • Celag (10 de novembro): Massa 50,8% x Milei 49,2 %.

O encontro dos dois candidatos neste domingo é o único do segundo turno. O debate será dividido entre os seguintes temas:

  • Economia.
  • Educação e saúde.
  • Produção e trabalho.
  • Segurança e direitos humanos.
  • Convivência democrática.
  • Relações da Argentina com o mundo.

Há uma possibilidade de o tema das relações com o Brasil aparecerem no debate durante a discussão desse último tópico.

Na semana passada, Milei criticou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e disse que caso eleito não irá se encontrar com o líder do país.

Durante uma entrevista para o jornalista Jaime Bayly, Milei afirmou que Lula é comunista e corrupto, algo que ele já havia dito em outras ocasiões. O candidato disse que, caso eleito, não irá se encontrar com Lula como chefe de Estado, e disse que irá manter contato apenas com aliados do “mundo livre”, citando Estados Unidos e Israel, mas que não irá impedir transações com nenhum país desde que sigam as leis do livre mercado.

No primeiro turno, houve dois debates presidenciais, mas ainda havia outros três candidatos. Somados, esses três outros candidatos tiveram 33,31% dos votos. Esses eleitores têm potencial de decidir a eleição.

No primeiro turno, a candidata Patricia Bullrich ficou em terceiro, com 23,83% dos votos. Bullrich declarou apoio a Javier Milei.

No entanto, a frente política da qual ela faz parte, a coligação Juntos pela Mudança, rachou. Os principais partidos da coligação são os seguintes partidos:

  • Proposta Republicana.
  • União Cívica Radical.

O Proposta Republicana é o partido do ex-presidente Mauricio Macri, que também apoiou Javier Milei e tem dado entrevistas criticando muito Sergio Massa.

No entanto, outros líderes importantes do Proposta Republicana não apoiaram Milei. Foi o caso de Horacio Larreta, atual prefeito de Buenos Aires.

Já o outro partido que forma o Juntos pela Mudança, a União Cívica Radical, não apoiou Milei e muitos de seus dirigentes estão em campanha por Sergio Massa.

Em sua campanha nessa reta final, Sergio Massa tem tentado associar a candidatura dele ao sentimento de ser argentino. Em uma entrevista, ele até usou um ritmo típico para tentar marcar a diferença entre ele e Milei: o cuarteto, uma música da região de Córdoba.

Durante uma entrevista, Massa afirmou o seguinte: “O Milei disse que o cuarteto é uma merda. Eu danço cuarteto na minha sala de casa. Esses são os dois países que estão em jogo”.

Milei respondeu nas redes sociais. Ele se dirigiu a Massa: “Olá, mentiroso, veja com que velocidade sua mentira caiu: aqui tem um vídeo de um de nossos comícios em Córdoba, que tem como música de fundo um cuarteto do grande Rodrigo” (um cantor do gênero).




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-realiza-evento-para-comemorar-dia-da-gentileza;-confira

G1 Santos

Guarujá realiza evento para comemorar dia da gentileza; confira

Ação ocorre a partir das 15h deste domingo (12), na Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras. Guarujá realiza, neste domingo (12), evento para comemorar dia da gentileza — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, transformará a Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras, em um palco para mensagens positivas, a partir das 15h deste domingo (12). A Ação de Gentileza é uma […]

today12 de novembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%