G1 Mundo

Eleitores de Ohio dizem ‘não’ à manobra republicana para dificultar o aborto

today9 de agosto de 2023 5

Fundo
share close

A medida, conhecida como Questão 1, fracassou nas urnas, numa vitória clara para os grupos de defesa dos direitos reprodutivos. Se aprovada, a proposta teria aumentado de uma maioria simples para 60% o limite dos votos necessários para alterar a Constituição por referendo popular.

Manobras parecidas foram rechaçadas anteriormente por eleitores de estados de tendência conservadora, como Kansas, Michigan e Kentucky, num indício de que a maioria dos americanos é amplamente favorável às proteções do aborto, como apontam as pesquisas de opinião.

Cidadãos norte-americanos votam pela defesa dos direitos à interrupção da gravidez em Ohio, em 8 de agosto de 2023 — Foto: Adam Cairns/The Columbus Dispatch via AP



Os defensores dos direitos à interrupção da gestação obtiveram vitórias nos seis estados que apresentaram essas medidas. Em Ohio, que nas duas últimas eleições votou em Donald Trump, não foi diferente.

Os eleitores perceberam a artimanha arquitetada por líderes republicanos como um movimento para inviabilizar um referendo programado em novembro para consagrar o direito ao aborto na Constituição estadual.

A votação foi maciça nesta terça-feira (8), a despeito de agosto ser mês de férias no Hemisfério Norte. Com 97% dos votos apurados, o “não” à proposta de emenda à Constituição venceu por 56,7% contra os 43,3% que se mostraram favoráveis.

“A democracia venceu”, reagiu o presidente Joe Biden.

Após a derrota judicial na Suprema Corte, no ano passado, ele ressaltou que somente o eleitor teria poder para responder, com o voto, à derrubada do direito ao aborto. O apelo de Biden parece ter surtido efeito.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quem-sao-os-tartaros-da-crimeia-e-por-que-tem-papel-chave-na-resistencia-a-russia

G1 Mundo

Quem são os tártaros da Crimeia e por que têm papel-chave na resistência à Rússia

Fundado em setembro de 2022, o movimento Atesh (fogo, em tradução literal) age obstruindo a logística, sabotando alvos-chave e alimentando a insatisfação contra – e dentro – do exército do presidente russo Vladimir Putin. Os métodos do Atesh são implacáveis, como visto em novembro de 2022, quando 30 militares russos morreram em hospitais em Simferopol. Também são eficazes. Até fevereiro de 2023, segundo o grupo, mais de 4.000 soldados russos […]

today9 de agosto de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%