G1 Santos

Elementos ‘gelatinosos’ aparecem em casa de veraneio e intrigam moradores no litoral de SP; FOTOS

today17 de outubro de 2023 10

Fundo
share close

Dezenas de “elementos misteriosos” surpreenderam veranistas ao aparecerem no quintal de uma casa em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Edson Adair Silva Rocha, de 62 anos, contou ao g1, nesta terça-feira (17), que levou um susto com a aparição no meio do gramado da casa onde passa os finais de semana e feriados. Biólogos suspeitam se tratar de colônias de seres microscópicos.

Segundo Edson, os elementos já tinham aparecido em outras ocasiões, mas, no último domingo (15), surpreenderam pela quantidade. “Nessa época de chuva, o negócio tomou conta. Você vai andar e fica escorregadio”, afirmou. Ele mora em São Paulo, mas passa os dias de folga na casa no litoral.

De acordo com o homem, ele já levantou diversas hipóteses do que seria, desde frutos até fezes de animais ou fungos. No entanto, Edson contou que sempre é um susto ver o quanto se ‘reproduzem’ rapidamente. “A gente fica pensando um monte de coisa”, ressaltou.



Biólogos suspeitam de colônias de seres microscópicos. — Foto: Arquivo Pessoal

Nas outras ocasiões em que os elementos apareceram no quintal úmido, Edson esperou secarem. “Fica parecendo uma areia na hora que eu roço. Eu rastelo tudo e coloco junto com a grama”, relembrou, dizendo que neste fim de semana não conseguiu fazer o mesmo devido à instabilidade do tempo.

Para o biólogo Ricardo Samelo, as estruturas aparentam ser “colônias de seres microscópicos (cianobactérias) do gênero Nostoc”. “São procariotos [seres unicelulares] que realizam fotossíntese e formam coalescências temporárias em solo úmido, dando origem a colônias com aspecto gelatinoso”, explicou.

De acordo com ele, os microrganismos não causam problemas aos seres humanos e possuem um papel ecológico, pois formam associações simbióticas com outros seres vivos.

Para biólogos, é necessário tocar para ter certeza do que se trata — Foto: Arquivo Pessoal

“As colônias desaparecem assim que o solo começa a secar, não havendo necessidade de retirada das mesmas, mas se a retirada for necessária deve ser feita de forma manual/mecânica, evitando o uso de qualquer produto que possa contaminar ou degradar o solo”, orientou.

Apesar de concordar com a possibilidade, a bióloga Ingrid Balesteros Silva também levantou a hipótese das estruturas se tratarem de fungos ou algas. “Tem uma alga muito parecida, mas teria que pegar com a mão para ver […]. Essa alga dá em um local terrestre, assim, bem úmido”, finaliza.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-desaparecida-ha-um-ano-e-achada-em-estado-de-‘mumificacao’-dentro-da-propria-casa-em-sp;-video

G1 Santos

Mulher desaparecida há um ano é achada em estado de ‘mumificação’ dentro da própria casa em SP; VÍDEO

O corpo de uma mulher foi encontrado em estado de 'mumificação' perto do cadáver do filho dela, um homem em 'putrefação', dentro de uma casa em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1 junto a vizinhos da família, nesta terça-feira (17), a mulher havia 'desaparecido' há aproximadamente um ano e, ele, há cerca de seis meses. A Polícia Civil investiga o caso. Os corpos foram encontrados […]

today17 de outubro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%