G1 Mundo

Em clima de ‘bromance’, Putin e Kim Jong-un brincam e dão risada durante passeio de carro

today20 de junho de 2024 9

Fundo
share close

Risadas, brincadeiras e “bromance”: além da assinatura de um pacto de parceria estratégica, a visita do presidente russo Vladimir Putin ao ditador Kim Jong-un nesta semana, na Coreia do Norte, foi marcada pela troca de gentilezas entre os dois chefes de Estado — todas, claro, exaustivamente registradas e divulgadas pelas agências estatais dos dois países.

Durante uma volta de limusine, um vídeo registrou o momento em que Putin, ao volante, conversa forma descontraída com o anfitrião, gesticulando e até chegando a arrancar uma risada de Kim.



Putin e Kim Jong-un passeiam de carro em clima de ‘bromance’ — Foto: Reprodução

Ao fim da cena, registrada nesta terça-feira (18) e divulgada pelo Kremlin, Kim “vence” a queda de braço e o visitante entra no veículo, enquanto o norte-coreano se dirige à porta do outro lado. (Veja no vídeo abaixo)

Putin e Kim Jong-un disputam para ver quem é o mais gentil ao entrar em carro

Putin e Kim Jong-un disputam para ver quem é o mais gentil ao entrar em carro

As cenas registradas pelos dois estafes sinalizam uma vontade de Rússia e Coreia do Norte de mostrar laços de amizade entre os dois países, que contam com a antipatia das potências ocidentais.

A cena foi recebida com humor negro nas redes sociais. Na rede X (antigo Twitter), um usuário brincou, ao citar uma fala imaginária do Putin: “Aqui está o controle do ar-condicionado. E se você apertar aqui, os EUA não vão mais existir”.

Antes da reunião com Kim Jong-un, Putin participou de uma cerimônia de boas-vindas que contou com a presença de militares e uma multidão de civis.

Putin e Kim Jong-un trocam gentilezas em visita de líder russo à Coreia do Norte — Foto: Reprodução

O presidente russo e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, assinaram um acordo de parceria estratégica em Pyongyang, informaram agências de notícias russas. Segundo Putin, o acordo inclui uma cláusula de assistência mútua no caso de agressão estrangeira contra um dos dois países.

A parceria também prevê, de um lado, apoio da Rússia a manobras de Pyongyang perto da Coreia do Sul, o que deve piorar ainda mais a relação entre as duas Coreias, que já vem piorando desde o ano passado.

Do outro lado, o governo norte-coreano também dará mais apoio à Rússia na Guerra da Ucrânia — segundo os EUA, Putin utiliza na guerra munições e mísseis fornecidos por Kim Jong-un. Ambos negam.

Vladimir Putin é recebido por Kim Jong-un em cerimônia na Coreia do Norte, em 19 de junho de 2024 — Foto: Vladimir Smirnov/Sputnik via Reuters

“Hoje, um novo documento fundamental que estabelecerá as bases das nossas relações de longo prazo está pronto”, disse Putin, citado por agências de notícias russas. Depois da cerimônia, o presidente da Rússia agradeceu o apoio “inabalável” da Coreia do Norte à política russa, inclusive no que diz respeito à Ucrânia.

Putin disse ainda que os Estados Unidos e países aliados possuem uma política hegemônica e imperialista, que está sendo combatida por ele.

Já Kim Jong-un afirmou que as relações entre Rússia e Coreia do Sul estão entrando em um período de nova prosperidade. O ditador norte-coreano afirmou ainda que apoia completamente a “operação militar” na Ucrânia e reforçou o apoio “incondicional” à Rússia.

Coreia do Norte e Rússia também tinham acordos de parceria durante a Guerra Fria. Moscou e Pequim apoiaram Pyongyang durante a Guerra das Coreias.

Putin e Kim Jong-un durante encontro na Coreia do Norte, em 19 de junho de 2024 — Foto: Sputnik/Gavriil Grigorov via Reuters

Os Estados Unidos temem que a Rússia contribua para o programa nuclear e armamentista da Coreia do Norte.

Além disso, o governo norte-americano acusa a Rússia de usar armas da Coreia do Norte na Ucrânia. Tanto Moscou quanto Pyongyang negam troca de armas.

Ainda durante o encontro, Putin convidou Kim Jong-un para uma nova reunião em Moscou. O ditador norte-coreano esteve na Rússia em setembro de 2023. No entanto, à época, o encontro com Putin aconteceu em uma cidade próxima à fronteira com a Coreia do Norte.

Kim e Putin também tiveram uma reunião fechada para discutir os temas “mais importantes e sensíveis”.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

trabalhador-de-empresa-de-energia-leva-pauladas-antes-de-cortar-luz-de-imovel-e-sofre-fratura-no-rosto:-‘apaguei’

G1 Santos

Trabalhador de empresa de energia leva pauladas antes de cortar luz de imóvel e sofre fratura no rosto: ‘Apaguei’

O caso aconteceu no bairro Cidade Náutica. A vítima foi encaminhada ao pronto-socorro da cidade, onde o médico constatou fratura no rosto. Já o colega, de 19 anos, prestou depoimento na delegacia. O agressor, de 50, foi preso em flagrante, mas pagou uma fiança de R$ 1 mil e vai responder em liberdade. Funcionário, de 36 anos, terceirizado da CPFL Piratininga, ficou ferido após ser agredido durante corte de energia […]

today20 de junho de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%