G1 Mundo

Em dia de jogo do Brasil contra a Coreia do Sul, bairro de Noronha tem torcida dividida

today5 de dezembro de 2022 30

Fundo
share close

O Brasil enfrenta a Coreia do Sul pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, nesta segunda-feira (5). Em Fernando de Noronha, moradores do bairro da Coreia, que fica afastado do centro da ilha, estão com o coração dividido na hora de escolher por quem torcer.

O bairro fica perto da região do aeroporto e conta com 12 casas. Os vizinhos são como uma família, em um clima de cidade do interior. Moradora do local há 30 anos, a aposentada Alda Alves contou que o nome do local a inspirou a torcer pelos coreanos em competições esportivas.

“Eu fico dividida, mas vou torcer pela Coreia do Sul. Qualquer resultado vai ser bom. Sou ‘coreana’, noronhense, pernambucana e brasileira”, disse Alda.



A filha da aposentada, a servidora pública Silvia Alves, ama morar na Coreia noronhense, mas garantiu que o coração é “verde e amarelo”. “Tenho que torcer pela Seleção Brasileira. O Brasil passa por muitas dificuldades, espero que ganhe para dar uma alegria ao nosso povo”, falou Silva.

Fernando de Noronha tem um bairro chamado Coreia — Foto: Ana Clara Marinho/g1

A conselheira distrital Ana Paula Silva explicou que, segundo a tradição popular, o bairro tem esse nome porque, após a Segunda Guerra Mundial, a ilha recebeu militares americanos e de outros países – entre eles, coreanos.

“No grupo de militares que vieram para Noronha, também existiam coreanos. Ainda é possível encontrar algumas bases das casas daquela época. Esse bairro é muito bom. Para mim, é o melhor lugar da ilha”, declarou a conselheira, que mora há 29 anos na localidade.

Ana Paula faz parte dos que vão torcer pela seleção asiática e até se considera coreana, mesmo tendo nascido no Brasil e não tendo parentes coreanos.

“Eu vou torcer pela Coreia, claro, sou ‘coreana’. Eu moro em Fernando de Noronha, mas tenho duas nacionalidades, sou coreana [de Noronha] e brasileira. Nesse caso, não tenho dúvida, a minha torcida é pela Seleção da Coreia”, disse, em tom de brincadeira, a conselheira distrital.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

6-vezes-em-que-turistas-se-comportaram-muito-mal-em-2022

G1 Mundo

6 vezes em que turistas se comportaram muito mal em 2022

À medida que o turismo cresce após o fim de muitas das restrições contra a Covid-19, incidentes em que turistas de todo o mundo se comportam mal têm sido uma notícia frequente. Uma multidão furiosa protestou, e ela acabou escoltada por seguranças — o vídeo do episódio viralizou instantaneamente no TikTok. Mas os visitantes devem "se comportar como se estivessem em casa", diz Marcelo Risi, diretor de comunicação da Organização […]

today5 de dezembro de 2022 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%