Ação teve como objetivo sensibilizar e motivar reflexões sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e adolescentes o direito de brincar e estudar
“Criança não trabalha, criança brinca”. O lema foi gritado durante cerca de 40 minutos na Caminhada Contra o Trabalho Infantil, promovida na última sexta-feira (16), no bairro de Pitangueiras (Centro). A iniciativa da Prefeitura de Guarujá foi alusiva ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, e reuniu pessoas de todas as idades. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
A concentração aconteceu na Praça das Bandeiras. Foram cerca de 60 pessoas que participaram do momento de conscientização. Dentre elas, representantes da Sedeas, conselheiros tutelares e munícipes.
O secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Rafael Carvalho, explica o trabalho realizado e destaca a importância da ação. “Fizemos contato com vários comerciantes locais, entregamos materiais e informamos a necessidade de as crianças serem verdadeiramente crianças: estudando, brincando e não sendo vítimas de exploração de trabalho infantil”.
A conselheira tutelar do Município, Selma Rodrigues, foi uma das líderes da caminhada. “É de suma importância conscientizar a sociedade quanto à importância do combate ao trabalho infantil, pois é um trabalho que mata a infância, a educação e a saúde da criança. Mesmo nos dias de hoje, ainda temos pessoas que olham de forma muito natural uma criança vendendo bala no farol, criança tomando conta de outra criança, e elas acabam perdendo a infância com tudo isso”, contou.
Capoeira
Ao final do trajeto, também na Praça das Bandeiras, a ação ainda contou com uma apresentação de capoeira do grupo Caravela Negra. Foram cerca de 15 jovens que encerraram a ação.
Publicar comentários (0)