G1 Mundo

Em ligação com Lula, Putin confirma interesse em dialogar sobre Ucrânia, diz governo da Rússia

today26 de maio de 2023 6

Fundo
share close

Em ligação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder russo, Vladimir Putin, disse estar aberto para diálogos sobre a Ucrânia, afirmou nesta sexta-feira (26) o Kremlin.

Putin fala sobre Lula em reunião

De acordo com a agência de notícias Tass, do governo da Rússia, Putin estava em uma reunião com membros de um grupo chamado Negócios da Rússia antes de falar com o presidente brasileiro.



O líder russo interrompeu a reunião para falar com Lula. Quando voltou, afirmou que tinha conversado com o presidente brasileiro, que passou uma mensagem às pessoas que estavam na reunião: “Com sua permissão, gostaria de transmitir seus melhores votos de sucesso e prosperidade empresarial a todos os participantes da reunião e à comunidade empresarial da Rússia”.

Putin afirmou que o Brasil é o principal parceiro comercial e econômico da Rússia na América Latina. “Na verdade, nosso comércio caiu ligeiramente este ano devido a dificuldades de pagamento, mas, em geral, o potencial é muito bom. No ano passado, o comércio atingiu níveis recordes”, afirmou o presidente russo.

Ele, então, falou que a solução para voltar a aumentar o comércio seria simples: mudar para o pagamento em moedas nacionais.

Lula faz relato da conversa

“Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz”, disse Lula em publicação nas redes sociais.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Vietnã, Phạm Minh Chính, durante reunião da cúpula do G7. — Foto: Ricardo Stuckert

Lula vem tentando exercer um papel de mediador entre Rússia e Ucrânia, e já afirmou que quer apresentar uma proposta de diálogo para a paz.

Em abril, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, foi a Brasília para conversar diretamente com seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, e com o presidente Lula. Na ocasião, Lavrov também convidou o líder brasileiro para o Fórum Econômico Internacional.

“O presidente recebeu o ministro Lavrov para uma visita de cortesia. O ministro Lavrov foi portador de uma carta de Putin para Lula para ir à Rússia para o fórum econômico de São Petersburgo”, afirmou Mauro Vieira para jornalistas na ocasião.

No início do mês, após falas polêmicas de Lula, o governo brasileiro enviou o assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim, à Ucrânia para um encontro a portas fechadas com o presidente do país, Volodymyr Zelensky.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira (d), recebe o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov (e), para encontro no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), na manhã desta segunda-feira, 17 de abril de 2023. Lavrov participará de reuniões no mais alto nível político, as primeiras desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro do ano passado. — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

A proposta brasileira de paz para a Ucrânia é baseada na tradição de não intervenção e neutralidade. A medida pede que um grupo de nações não envolvidas na guerra dialogue tanto com a Rússia quanto a Ucrânia para facilitar as negociações.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sobe-para-quatro-numero-de-mortos-em-ataque-com-tiros-e-facas-no-japao

G1 Mundo

Sobe para quatro número de mortos em ataque com tiros e facas no Japão

Crime, raro no Japão, ocorreu em Nagano, na região central do país. Dois policiais e uma mulher morreram. Policiais cercam casa onde homem que matou quatro pessoas em uma zona rural no centro do Japão se escondeu, em 25 de maio de 2023. — Foto: Kyodo/via Reuters Subiu para quatro o número de mortos por um homem que invadiu uma casa em Nagano, no centro do Japão, em um caso […]

today26 de maio de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%