Por questões de segurança, o Submarino Nuclear com Mísseis Balísticos (SSBN) dificilmente faz paradas em portos estrangeiros públicos. O esforço reforça a posição de Washington em demonstrar apoio em um possível ataque norte-coreano.
“Se um SSBN dos EUA visita e atraca na Coreia do Sul, isso é muito incomum e simbólico… Os EUA querem mostrar que estão indo para uma dissuasão mais forte de forma visível e para acalmar os sul-coreanos”, disse um capitão de submarino sul-coreano à Reuters.
Atualmente, os Estados Unidos têm 14 submarinos nucleares, que podem carregar até oito ogivas nucleares para atingir alvos que estão a 12 mil quilômetros de distância.
Essa vai ser a primeira vez em mais de 40 anos que os EUA enviarão submarinos nucleares para visita na Coreia do Sul. Na década de 1970, visitas do tipo aconteceram de forma recorrente na Península da Coreia.
Além da visita do submarino, os Estados Unidos planejam o envio de outros ativos militares para a Coreia do Sul, como porta-aviões e bombardeiros de longo alcance.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)