G1 Mundo

Em retaliação, EUA atacam postos da Guarda Revolucionária do Irã na Síria e no Iraque

today3 de fevereiro de 2024 1

Fundo
share close

Os ataques desta sexta-feira (2) provavelmente são os primeiros de uma série, e segundo o presidente norte-americano Joe Biden “continuarão em momentos e lugares de nossa escolha”. Desta vez, nenhum dos alvos era em território iraniano. Há uma preocupação com a possibilidade de uma piora generalizada dos conflitos no Oriente Médio.




Irã afirma que nenhuma eventual ameaça dos EUA ficará sem resposta

Irã afirma que nenhuma eventual ameaça dos EUA ficará sem resposta

Os Estados Unidos atacaram nesta sexta-feira (2) locais na Síria e no Iraque que são usados pela Guarda Revolucionária do Irã (IRGC, em inglês).

Em um comunicado, os militares americanos afirmaram que os alvos foram os seguintes:

  • Centros de comando e controle.
  • Armazéns de foguetes, mísseis e drones.
  • Centros logísticos.
  • Locais de distribuição de munição

Foram mais de 85 alvos no total.

Em nota, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou os ataques. “Nesta tarde, sob minha orientação, as forças militares dos EUA atacaram alvos em instalações no Iraque e na Síria que o IRGC e milícias afiliadas utilizam para atacar as forças americanas. Nossa resposta começou hoje e continuará em momentos e lugares de nossa escolha”, disse.

Nesta sexta-feira, o presidente Joe Biden e líderes militares dos EUA haviam participado de uma cerimônia para receber os restos mortais dos três soldados mortos na Jordânia.

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden participa de cerimônia para receber os restos mortais dos três soldados mortos na Jordânia junto com líderes militares do país. — Foto: Michael A. McCoy/Reuters

Esses ataques desta sexta-feira provavelmente são os primeiros de uma série. Desta vez, nenhum dos alvos era em território iraniano. Há uma preocupação com a possibilidade de uma piora generalizada dos conflitos no Oriente Médio, que é palco da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas desde 7 de outubro de 2023. Entenda como os conflitos estão interligados entre si.

Veículos de imprensa da Síria afirmaram que os locais atingidos ficam em áreas de deserto do país, e que há pessoas atingidas.

Crise se espalha pelo Oriente Médio: entenda como os conflitos estão ligados entre si

Crise se espalha pelo Oriente Médio: entenda como os conflitos estão ligados entre si

Iraque considera ataques como “violação de soberania”

O Iraque condenou os ataques dos EUA e os considerou “uma violação de soberania” que pode desencadear mais instabilidade no Oriente Médio, segundo o porta-voz militar iraquiano, Yehia Rasul.

“Estes ataques aéreos constituem uma violação da soberania iraquiana, minam os esforços do governo iraquiano e representam uma ameaça que poderia levar o Iraque e a região a consequências graves”, declarou o porta-voz militar iraquiano, Yehia Rasul, em comunicado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

carnaval-de-santos-2024:-assista-o-desfile-das-escolas-de-samba

G1 Santos

Carnaval de Santos 2024: assista o desfile das escolas de samba

Transmitido ao vivo em 02/02/2024 23h44 Os desfiles de sexta (02) e sábado (03) são transmitidos pelo g1 e pela TV Tribuna. MAIS DO G1 Saúde públicaHá 4 horas Saúde Obra de R$ 6 bilhõesHá 2 horas Porto Mar Eleições nos EUAHá 5 horas Música Começou! 🎊🎉Há 36 minutos Rio de Janeiro Há 7 horas Carnaval 2024 em São Paulo PrevisãoHá 2 horas Carnaval 2024 Represália à morte de soldadosHá […]

today2 de fevereiro de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%