G1 Mundo

Em um dos piores ataques, Rússia atinge hospital pediátrico em Kiev e mata 31

today8 de julho de 2024 5

Fundo
share close

O hospital pediátrico Ohmatdyt, o maior de Kiev, foi parcialmente destruído. Imagens do local mostraram que uma das fachadas veio totalmente abaixo, e autoridades disseram que há crianças entre os mortos.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que várias pessoas estavam presas sob os escombros do hospital.

“Há pessoas sob os escombros e ainda não sabemos o número exato de vítimas. No momento, todos estão ajudando a retirar os escombros, tanto médicos como pessoas comuns”, disse o presidente.



O prefeito da capital ucraniana disse que este é um dos piores ataques à cidade desde o início da guerra na Ucrânia, há mais de dois anos. A Rússia disparou mais de 40 mísseis contra Kiev, ainda segundo o prefeito.

Outras cidades do centro e do leste do país também foram alvejadas, como Dnipro, Sloviansk, Kramatorsk e a cidade-natal de Zelensky (leia mais abaixo). Os bombardeios também destruíram três subestações de energia elétrica da cidade, informou a operadora local, a DTEK.

A Rússia negou ter atingido alvos civis. Nesta manhã, o Ministério da Defesa russo disse ter atacado apenas bases aéreas militares em território ucraniano.

Imagens mostram efeitos de ataque da Rússia a hospital infantil na Ucrânia, em 8 de julho de 2024. — Foto: arte/ g1

Paciente de hospital atingido por bombardeio em Kiev é retirada em maca, em 8 de julho de 2024. — Foto: Thomas Peter/ Reuters

Bombardeio russo atinge hospital pediátrico na Ucrânia deixando mortos e feridos

Bombardeio russo atinge hospital pediátrico na Ucrânia deixando mortos e feridos

Homem coloca as mãos sobre a cabeça diante de cenário de destruição em rua de Kiev, na Ucrânia, após ataque russo, em 8 de julho de 2024. — Foto: Valentyn Ogirenko/ Reuters

Vista aérea de hospital pediátrico parcialmente destruído após bombardeio em Kiev, em 8 de julho de 2024. — Foto: Thomas Peter/ Reuters

Ataque russo atinge hospital infantil na Ucrânia

Ataque russo atinge hospital infantil na Ucrânia

Dez das 20 mortes aconteceram na cidade-natal de Zelensky, Kryvyi Rih, no centro do país. Segundo o prefeito local, outras 30 pessoas também ficaram feridas.

Em Dnipro, um arranha-céu e uma empresa foram danificados, afirmou o governador de Dnipropetrovsk, Sergei Lysak. O ataque também atingiu um posto de gasolina, onde deixou feridos.

No leste da Ucrânia, na região de Donetsk, onde as forças russas avançaram nas últimas semanas, pelo menos três pessoas morreram em Pokrovsk, uma cidade que antes da guerra tinha quase 60 mil habitantes.

O Kremlin não reagiu aos bombardeios, mas normalmente insiste que não ataca instalações civis.

“Este bombardeio afetou civis, atingiu infraestruturas, e o mundo inteiro deveria ver hoje as consequências do terror, que só podem ser respondidas com força”, disse o chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Andrei Yermak.

Zelensky, que nesta semana irá a Washington, nos EUA, para participar de uma cúpula da Otan, pediu aos aliados que enviem mais sistemas de defesa antiaérea à Ucrânia, país devastado por mais de dois anos de guerra.

“A Rússia não pode afirmar que ignora por onde voam os seus mísseis e deve prestar contas por todos os seus crimes”, denunciou o presidente ucraniano em outra mensagem nas redes sociais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Beryl ganha força novamente e atinge o Texas como categoria de furacão

O Beryl retornou à categoria de um furacão durante esta madrugada após ter sido rebaixado para uma tempestade tropical no fim de semana, e, no início desta manhã, tocou o solo no Texas. O furacão atingiu a costa central do Texas, perto do condado de Matagorda, por volta das 04h no horário local (06h pelo horário de Brasília) com uma tempestade severa e ventos fortes. Ainda não havia registro de danos até a última atualização desta reportagem. A National Huricane […]

today8 de julho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%