G1 Mundo

Em viagem à Argentina, Lula diz que relação do Brasil com o vizinho ‘não deveria ter sido truncada’

today23 de janeiro de 2023 20

Fundo
share close

Viagem a Buenos Aires é a primeira do petista após reassumir presidência. Ele pediu desculpas ao colega Alberto Fernández por ‘grosserias’ de Bolsonaro.



'Estou pedindo desculpas por todas as grosserias', diz Lula sobre Bolsonaro em visita à Argentina

‘Estou pedindo desculpas por todas as grosserias’, diz Lula sobre Bolsonaro em visita à Argentina

Em declaração à imprensa ao lado do colega argentino Alberto Fernández, Lula pediu desculpas ao povo argentino por “grosserias” feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Hoje é a retomada de uma relação que nunca deveria ter sido truncada. A minha presença como primeira viagem feita depois da minha eleição a um país estrangeiro é para dizer ao meu amigo Alberto Fernández que nós vamos reconstruir aquela relação de paz, produtiva, avançada, de dois países que nasceram para crescer, se desenvolver e gerar melhores condições de vida para os seus povos”, disse Lula.

“Estou pedindo desculpas por todas as grosserias que o último presidente do Brasil, que eu trato como um genocida por causa da responsabilidade com o cuidado com a pandemia, todas as ofensas que fez ao Fernández”, completou o presidente Brasileiro.

O relacionamento entre Brasil e Argentina ficou estremecido durante o governo de Jair Bolsonaro em razão de diferenças, sobretudo, ideológicas. Durante seu mandato, Bolsonaro criticava a condução política do governo argentino após a eleição de Alberto Fernández, um político de esquerda.

À tarde, a agenda presidencial prevê encontro com empresários. À noite, o presidente deve ir a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner.

Lula desembarcou na Argentina, no domingo (22). Em uma rede social, ele afirmou: “Vamos retomar laços. O Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul”.

VÍDEOS: notícias de política

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

maduro-pode-ser-preso-em-buenos-aires,-como-querem-opositores-argentinos-e-exilados-venezuelanos?

G1 Mundo

Maduro pode ser preso em Buenos Aires, como querem opositores argentinos e exilados venezuelanos?

Se, por um lado, a presença na Argentina pode ser interpretada como um trunfo para o presidente da Venezuela; por outro, gera tensão e é contestada por opositores do presidente Alberto Fernández e exilados venezuelanos. Maduro vem evitando viajar ao exterior e, quando o faz, escolhe países considerados aliados. Nesta incursão a Buenos Aires, ele aproveita-se das divisões entre seus opositores e da reaproximação com uma parte dos governantes da […]

today23 de janeiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%