G1 Mundo

Embaixada dos EUA em Madri recebe carta-bomba, a 6º em menos de 24 horas na capital espanhola

today1 de dezembro de 2022 11

Fundo
share close

Desde a tarde de quarta-feira (30). Seis endereços da capital espanhola já receberam correspondência com explosivos: a Embaixada da Ucrânia, o gabinete do primeiro-ministro espanhol, o prédio do Ministério da Defesa, uma base militar e uma fabricante de armas, além do edifício do governo norte-americano. Polícia ativou alerta antiterrorista no país inteiro e investiga remetente.

Policiais da Espanha vigiam área isolada ao redor da Embaixada dos EUA no país, que recebeu carta-bomba, em 1º de dezembro de 2022. — Foto: Juan Medina/ Reuters



Esta é a sexta carta-bomba detectada na cidade em 24 horas. Até agora, a polícia espanhola já detectou correspondências similares nos seguintes endereços:

  • O gabinete do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez;
  • O prédio do Ministério da Defesa do país;
  • A base militar de Torrejón de Ardoz, a principal da Espanha;
  • A Embaixada da Ucrânia em Madri;
  • A Embaixada dos Estados Unidos em Madri;
  • Uma fabricante de armas em Zaragoza, no oeste

Segundo a polícia espanhola, o conteúdo do pacote de todas as cartas-bomba é similar. O remetente ainda não foi encontrado, mas investigadores afirmam que as correspondências foram enviadas de dentro da Espanha.

Apenas na Embaixada da Ucrânia, a correspondência provocou uma explosão – um funcionário, que abriu o pacote, machucou os dedos mas passa bem, segundo o embaixador ucraniano. Em todos os outros endereços, o conteúdo foi detectado antes de que fosse aberto.

O Ministério do Interior do país ordenou que policiais e o esquadrão antibombas reforcem a segurança em todos os prédios públicos e sedes diplomáticas de Madri nesta quinta-feira.

A Espanha, ao lado de países da União Europeia, apoia o governo da Ucrânia na guerra no país contra a Rússia e envia constantemente armamentos ao Exército ucraniano.

O único endereço para onde explosivos foram enviados e que não pertencem ao governo espanhol é justamente uma fabricante de armas, o que levantou a suspeita de que o remetente pode ter alguma ligação com grupos de apoio à investida da Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro deste ano.

Em setembro, em um pronunciamento após atacar Kiev, o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou a União Europeia caso os países do bloco continuassem a enviar armamento para a Ucrânia.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

documentario-‘harry-&-meghan’-ganha-primeiro-teaser

G1 Mundo

Documentário ‘Harry & Meghan’ ganha primeiro teaser

Netflix publicou um vídeo com cenas do filme nesta quinta-feira (1º). Ainda não há confirmação da data de estreia do documentário. Cena do documentário 'Harry & Meghan' da Netflix — Foto: Reprodução/Twitter O documentário "Harry & Meghan" ganhou primeiro teaser nesta quinta-feira (1º). A Netflix divulgou cenas do filme nas redes sociais um pequeno vídeo. Segundo a revista "Variety", o documentário, dirigido por Liz Garbus (What happened, Miss Simone?") apresenta […]

today1 de dezembro de 2022 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%