G1 Santos

EMTU lança novo edital de licitação para obras de recuperação da Ponte A Tribuna, em São Vicente, SP

today30 de junho de 2023 5

Fundo
share close

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) lançou o edital para as obras de reforma, reforço e recuperação da Ponte Jornal A Tribuna, antiga Ponte dos Barreiros, e que liga as áreas Insular e Continental de São Vicente, no litoral de São Paulo.

Em janeiro, um edital havia sido lançado, mas o documento foi revogado em março. Agora, de acordo com o novo edital da licitação, publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (28), os envelopes com as propostas de valores serão abertos no dia 25 de julho, na sede da EMTU em São Bernardo (SP).

O projeto de reforma prevê melhoria na infraestrutura rodoviária da ponte, que tem 650 metros de extensão, ampliação e reforço da estrutura, duplicação da parte ferroviária e expansão do trecho para circulação de pedestres.



A previsão é que os serviços sejam concluídos em 24 meses, a partir da data de início. Com o término das obras, a ponte estará adaptada para receber a implantação da fase 3 do VLT da Baixada Santista, conectando o Terminal Barreiros à Samaritá.

Com 7,5 km de extensão, a terceira fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve contar com quatro estações e beneficiar cerca de 150 mil pessoas que moram em dez bairros da Área Continental e dependem do transporte público para ir até Santos, onde há a maior parte das atividades econômicas da Baixada Santista.

A obra será paga pelo Governo do Estado, com previsão de investimento de R$ 505 milhões, sendo R$ 160 milhões destinados à reforma da ponte.

Uma ordem judicial bloqueou o acesso à Ponte Jornal A Tribuna por risco de colapso em 30 de novembro de 2019. Desta forma, o Governo Federal liberou a verba para obras em duas fases. A primeira foi finalizada em 2020, quando veículos voltaram a transitar no local.

No entanto, a licitação para a segunda fase das obras foi suspensa em fevereiro de 2021 por supostas irregularidades. O processo foi retomado em abril daquele ano e a reforma teve início em agosto.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

aquario-de-santos-abre-inscricoes-para-cursos-de-ferias;-veja-como-participar

G1 Santos

Aquário de Santos abre inscrições para cursos de férias; veja como participar

O Aquário de Santos, no litoral de São Paulo, abriu as inscrições para os cursos de férias para o mês de julho. Serão 29 opções de modalidades diferentes. As atividades serão realizadas de maneira presencial e remota. Para participar, os interessados devem comparecer no local até a próxima sexta-feira (7), das 10h às 17h, com 500 g de macarrão para cada curso desejado. No domingo (2) e na segunda-feira (3), […]

today30 de junho de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%