A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) lançou o edital para as obras de reforma, reforço e recuperação da Ponte Jornal A Tribuna, antiga Ponte dos Barreiros, e que liga as áreas Insular e Continental de São Vicente, no litoral de São Paulo.
Em janeiro, um edital havia sido lançado, mas o documento foi revogado em março. Agora, de acordo com o novo edital da licitação, publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (28), os envelopes com as propostas de valores serão abertos no dia 25 de julho, na sede da EMTU em São Bernardo (SP).
O projeto de reforma prevê melhoria na infraestrutura rodoviária da ponte, que tem 650 metros de extensão, ampliação e reforço da estrutura, duplicação da parte ferroviária e expansão do trecho para circulação de pedestres.
A previsão é que os serviços sejam concluídos em 24 meses, a partir da data de início. Com o término das obras, a ponte estará adaptada para receber a implantação da fase 3 do VLT da Baixada Santista, conectando o Terminal Barreiros à Samaritá.
Com 7,5 km de extensão, a terceira fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve contar com quatro estações e beneficiar cerca de 150 mil pessoas que moram em dez bairros da Área Continental e dependem do transporte público para ir até Santos, onde há a maior parte das atividades econômicas da Baixada Santista.
A obra será paga pelo Governo do Estado, com previsão de investimento de R$ 505 milhões, sendo R$ 160 milhões destinados à reforma da ponte.
Uma ordem judicial bloqueou o acesso à Ponte Jornal A Tribuna por risco de colapso em 30 de novembro de 2019. Desta forma, o Governo Federal liberou a verba para obras em duas fases. A primeira foi finalizada em 2020, quando veículos voltaram a transitar no local.
No entanto, a licitação para a segunda fase das obras foi suspensa em fevereiro de 2021 por supostas irregularidades. O processo foi retomado em abril daquele ano e a reforma teve início em agosto.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)