Capacitação reuniu 120 profissionais na programação do Mês da Mulher
O atendimento à mulher vítima de violência foi tema do Encontro de Rede realizado pela Prefeitura de Guarujá, na quinta-feira (16), no Sindicato dos Servidores Públicos. A capacitação integra a programação do Mês da Mulher e reuniu mais de 120 profissionais para discutir estratégias de proteção.
A plenária teve início com a apresentação de dados da pesquisa realizada em janeiro pelo Instituto Datafolha, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ela aponta que um terço das mulheres brasileiras, com mais de 16 anos, já sofreu violência física ou sexual pelo menos uma vez na vida.
Diante dessa realidade se faz cada vez mais necessário a promoção dos direitos e cuidados à mulher, como destaca o titular da Sedeas. “Os encontros de rede acontecem mensalmente e têm o intuito de promover a troca de experiências para avançarmos na oferta de serviços para quem, de fato, necessita: a população”, afirmou o secretário.
Durante o encontro, foram abordados os tipos de violência contra a mulher, os procedimentos de atendimento na área de assistência, saúde e segurança. Além dos aspectos legais para assegurar os seus direitos, bem como políticas públicas que permitam que as vítimas consigam romper o ciclo de violência.
Participaram do evento representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Saúde (Sesau), Defesa e Convivência Social (Sedecon), Educação (Seduc), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Guarujá e entidades convidadas. Os participantes receberam brindes da Central Única das Favelas (Cufa) Guarujá, por meio da Organização Não Governamental (ONG) Meninas no Tatame, com um intuito de estimular os cuidados com a pele e elevar a autoestima.
Publicar comentários (0)