G1 Santos

Entenda a operação policial deflagrada em São Vicente, SP, após morte de policial em frente de casa

today13 de setembro de 2023 9

Fundo
share close

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) explicou que uma Operação Escudo é deflagrada após atentados a policiais, na ativa ou não. A tática operacional e o efetivo variam a partir da demanda da região. Desta forma, as forças de segurança atuam em São Vicente desde sexta-feira (8).

Nos outros municípios da Baixada Santista está em curso a Operação Impacto para combater a criminalidade na região.

Viaturas da Rota e da Polícia Civil durante Operação Escudo em Guarujá, SP — Foto: Carlos Abelha



Entenda o que se sabe sobre a nova Operação Escudo a partir dos seguintes pontos:

1. Qual crime motivou a operação?

Vídeo mostra sargento da PM sendo executado a tiros enquanto varria rua em SP

Vídeo mostra sargento da PM sendo executado a tiros enquanto varria rua em SP

A operação foi deflagrada após um sargento aposentado da Polícia Militar ser executado a tiros por criminosos na Rua Juarez Távora, no bairro Cidade Náutica. Imagens de câmeras de monitoramento mostram que vítima estava varrendo a rua de casa, quando dois homens chegam em uma moto.

Um deles salta do veículo e, imediatamente, aponta a arma e começa a disparar contra a vítima, que não consegue se defender. Após ser atingido pelo primeiro disparo, o policial se agacha e cai na calçada. O criminoso se aproxima e continua atirando na direção dele. Para tentar se proteger, a vítima tenta se esconder atrás de um poste, mas não consegue. Ela acaba sendo baleada por, pelo menos, mais três disparos.

Neste momento, outra moto com mais dois criminosos chega na cena do crime. Um deles chega perto do policial, que já está baleado no chão. Ele confere se o homem está mesmo ferido antes dos quatro criminosos fugirem nas motos.

Até o momento, a Polícia Civil identificou três dos quatro suspeitos de envolvimento na execução. No entanto, o delegado Fabiano Barbeiro, titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Santos, disse ao g1 que a identificação do quarto criminoso é uma “questão de tempo”.

A vítima é Gerson Antunes Lima, de 55 anos. Ele era sargento da Polícia Militar (PM) e estava inativo desde 2019. Segundo a corporação, a última unidade em que ele atuou foi na 1ª Companhia do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I).

O policial chegou a ser socorrido no pronto-socorro do Hospital do Vicentino, no bairro Vila São Jorge, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O sargento Gerson Antunes Lima, de 55 anos, morreu após ser baleado em São Vicente (SP) — Foto: Reprodução

3. Qual a diferença da operação em Guarujá?

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou a Operação Escudo em Guarujá no dia 28 de julho, com o objetivo de capturar os criminosos responsáveis pela execução do soldado PM da Rota Patrick Bastos Reis, morto em serviço.

“Não vamos descansar enquanto não acharmos os responsáveis por esse crime”, escreveu Derrite na ocasião.

4. Quantas pessoas morreram?

Até o momento, uma pessoa morreu em decorrência de intervenção policial na cidade. De acordo com as autoridades, o suspeito foi baleado após reagir a uma abordagem.

5. Quem foi morto até o momento?

Igor de Souza Santana, de 23 anos, morreu após invadir uma casa no bairro Jóquei Clube para se esconder de policiais militares. Uma equipe estava em patrulhamento na comunidade Dique do Caxeta, quando viu o suspeito armado. Desta forma, um dos agentes desembarcou da viatura e ordenou que o homem levantasse as mãos, mas ele fugiu a pé e foi perseguido pelos policiais.

Durante a fuga, o suspeito subiu no telhado de casas. Por isso, um dos agentes solicitou apoio de outras viaturas e do helicóptero Águia. Após a chegada de outros profissionais, Igor foi visto pulando em direção à casa de uma mulher. A equipe da PM entrou no imóvel e encontrou o suspeito armado na sala.

Segundo as autoridades policiais, o homem apontou o revólver para os agentes após receber a ordem de largar o armamento. Desta forma, um policial reagiu e efetuou o disparo que atingiu o pescoço de Igor. Ele foi desarmado e chegou a ser encaminhado ao Hospital Municipal, onde o óbito foi constatado.

Helicóptero Águia auxiliou na ação da PM em São Vicente (SP)

Helicóptero Águia auxiliou na ação da PM em São Vicente (SP)




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-sera-palco-do-4o-festival-reis-da-praia-neste-domingo-(17)

Prefeitura de Guarujá

Guarujá será palco do 4º Festival Reis da Praia neste domingo (17)

A inscrição será feita no dia, horário e local do evento; os interessados devem comparecer com dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade do Município A Escola de Surf e Stand Up do Nativo promoverá a 4ª edição do Festival Reis da Praia, neste domingo (17), na Praça das Bandeiras, em Pitangueiras. No local serão desenvolvidas atividades de surfe e jiu-jítsu, com inicio às […]

today13 de setembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%