G1 Mundo

Entenda gesto considerado ofensivo que fez jogador da Turquia ser suspenso da Eurocopa

today5 de julho de 2024 3

Fundo
share close

O zagueiro de 26 anos imitou o formato da cabeça de um lobo com os dedos após o gol que deu a classificação à Turquia na vitória por 2 a 1. O gesto, conhecido como “saudação ao lobo”, está ligado aos Lobos Cinzentos, uma ala ultranacionalista do Partido de Ação Nacionalista (MHP), um aliado do partido AK, do presidente Recep Tayyip Erdogan.

De acordo com a Uefa, Demiral foi punido por “descumprir os princípios gerais de conduta, violar as regras básicas de conduta decente, usar eventos esportivos para manifestações de natureza não esportiva, e levar o esporte do futebol ao descrédito”.

A Alemanha convocou o embaixador da Turquia no país para explicações depois da comemoração as oitavas de final da Eurocopa, em que a sua seleção derrotou a Áustria. No dia anterior, a Uefa já havia aberto uma investigação.



“Os símbolos dos extremistas de direita turcos não têm lugar em nossos estádios”, disse a ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, em um post no X (antigo Twitter). “Usar o Campeonato Europeu de Futebol como uma plataforma para o racismo é completamente inaceitável.”

Criados na década de 1960, os Lobos Cinzentos estavam envolvidos em violência política entre esquerdistas e nacionalistas que matou cerca de 5.000 pessoas na época do golpe de 1980.

O grupo é proibido na França e seu símbolo é proibido na Áustria. Os Lobos Cinzentos também estão sob vigilância na Alemanha, acrescentou Faeser.

Gestos e cânticos ofensivos

A entidade vem reprimindo a má conduta durante o torneio, banindo Mirlind Daku, da Albânia, por dois jogos depois que ele liderou os torcedores em cânticos ofensivos e investigando Jude Bellingham, da Inglaterra, por um gesto de agarrar as virilhas.

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia disse que a investigação da Uefa era inaceitável e que a abordagem das autoridades alemãs a Demiral “envolvia xenofobia”.

“Condenamos as reações politicamente motivadas ao uso de um símbolo histórico e cultural, de uma forma que não atinge ninguém, durante as celebrações de alegria em um evento esportivo”, afirmou.

O ministério também convocou o embaixador da Alemanha em Ancara por causa da polêmica, disse uma fonte diplomática turca.

A crise diplomática pode escalar no próximo sábado (6), quando a Turquia enfrenta a Holanda pelas quartas de final da Euro, em Berlim. Erdogan deve estar presente nas tribunas do Olympiastadion.

Entusiasmado com seu desempenho de melhor em campo, Demiral disse aos repórteres que havia planejado o gesto.

“Eu tinha uma comemoração em mente sobre ser turco. Eu fiz isso (o gesto). Tenho muito orgulho de ser turco, senti isso até os ossos depois de marcar o gol, por isso quis fazer algo assim”, declarou ele depois da partida.

“Estou muito feliz por ter feito isso, todos os torcedores estão orgulhosos de nós. Eu vi pessoas na arquibancada fazendo isso.”

A Sociedade Israelense Alemã, que descreveu os “Lobos Cinzentos” como uma ameaça aos judeus, bem como aos armênios, gregos e curdos, pediu às autoridades alemãs que banissem o grupo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vitoria-trabalhista-no-reino-unido-e-um-sinal-para-o-mundo,-diz-especialista

G1 Mundo

Vitória trabalhista no Reino Unido é um sinal para o mundo, diz especialista

O Partido Trabalhista, de centro-esquerda, quebrou um ciclo de 14 anos de poder do Partido Conservador no Reino Unido com uma vitória considerada esmagadora para o Parlamento: a legenda conquistou mais de 410 assentos, superando com folga o mínimo necessário para assegurar a maioria na Casa durante a madrugada desta sexta-feira (5). Com a vitória, Keir Starmer, líder dos Trabalhistas, foi nomeado novo primeiro-ministro do Reino Unido. Para Leonardo Trevisan, […]

today5 de julho de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%