Antes de iniciar um voo, os pilotos são obrigados a consultar os NOTAMs, que vão indicar condições não normais de algo relacionado ao voo, seja indicar uma pista que esteja interditada, fechamento de espaço aéreo, falha em algum equipamento de auxílio ou ainda alguma orientação geral.
Passageira verifica voos atrasados e cancelados no aeroporto de Newark, EUA, em 11 de janeiro de 2022 — Foto: Ted Shaffrey/AP
Seja qual for a causa, a interrupção mostrou ao mundo como as viagens aéreas são dependentes de um sistema antiquado, usado desde a década de 1920, que até então era bastante confiável.
A notificação costumava ser baseada em telefone, com pilotos ligando para estações de serviço para obter informações. O sistema mudou para o online em 2012.
Especialistas em aviação de longa data não conseguiam se lembrar de uma interrupção de tal magnitude causada por uma falha tecnológica.
“Voo há 53 anos. Eu nunca ouvi o sistema cair assim”, disse John Cox, ex-piloto de linha aérea e especialista em segurança da aviação.
Cox ainda disse que há anos se fala na indústria da aviação sobre a tentativa de modernizar o sistema NOTAM.
“Periodicamente, tem havido problemas locais aqui ou ali, mas o que aconteceu hoje é bastante significativo historicamente”, disse Tim Campbell, ex-vice-presidente sênior de operações aéreas da American Airlines e agora consultor em Minneapolis.
Campbell disse que há muito tempo há preocupação com a tecnologia da Administração Federal de Aviação, e não apenas com o sistema NOTAM. “Muitos de seus sistemas são sistemas de mainframe antigos que geralmente são confiáveis, mas estão desatualizados“, disse ele.
Site do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DECEA) exibe lista de NOTAMs expedidos pelo Brasil — Foto: Reprodução/AISWEB
Cada NOTAM é escrito seguindo uma linguagem específica, uma espécie de código cifrado. Ele usa essa estrutura para ser eficiente ao notificar todos os envolvidos com o transporte aéreo.
Veja um exemplo de uma mensagem publicada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil às 8h31 desta quarta-feira (11):
- SBCW/QMRLC/IV/NBO /A /000/999/2348S05319W005
- RWY 04/22 CLSD DEVIDO SER MAINT
- ORIGEM: SDIA 5ED3A6E4
- 06/02/23 10:31 a 10/02/23 14:00 UTC
Para quem não está acostumado, parece um monte de letras e níumero, sem muito sentido. Mas esse monte de códigos identifica internacionalmente o local afetado, explica rapidamente o problema e ainda diz a duração prevista dele.
No caso, esse NOTAM acima indica que a pista do Aeroporto de Umuarama, no Paraná, ficará fechada para manutenção entre 6 e 10 de fevereiro.
A mensagem é publicada pelos departamentos de aviação de cada país.
A organização FixingNOTAMs (Corrigindo os NOTAMs, em tradução livre), lista uma série de problemas com o sistema de notificação. Entre eles:
- Quantidade: segundo a organização, há um grande número de mensagens e muitas delas irrelevantes, o que pode fazer um piloto não prestar atenção a alguma informação crítica
- Codificação: o uso de uma “linguagem” específica e abreviações fazia sentido no início, quando se tinha limitação na capacidade de se transmitir informação, o que não é mais um problema hoje em dia
- Centralização: apenas os órgãos estatais publicam mensagens no sistema e, segundo a organização alguns governos não são confiáveis no compartilhamento de informações
Em 2021 o sistema passou recentemente por algumas atualizações, como padronização em abreviações e códigos usados, mas para a Fixing NOTAMs pouco foi feito para melhorar a comunicação e prevenir acidentes.
Entre as mudanças mais recentes ao sistema feitas em 2021, está a modernização da nomenclatura. Inicialmente a sigla significava Notice to Airmen, que em inglês quer dizer que são avisos voltados a pilotos e outros profissionais do sexo masculino da aviação.
O Departamento de Transportes dos Estados Unidos propôs a mudança para Notice to Air Missions, que ao traduzir fica algo próximo de Aviso a Missões Áreas. A justificativa para a mudança é incluir pilotos e profissionais de ambos os sexos, além de elementos não humanos, como sistemas computadorizados de controle de tráfego que interpretam essas mensagens.
Passageiros esperam deitados no aeroporto internacional de Orlando após suspensão temporária de todos os voos nos EUA, em 11 de janeiro de 2023. — Foto: Lou Mongello/via Reuters
Publicar comentários (0)