G1 Mundo

Enviado do Vaticano diz que anistia para prisioneiros em Cuba está ‘na mesa’

today9 de fevereiro de 2023 16

Fundo
share close

Centenas de manifestantes foram presos após os protestos de 11 de julho de 2021, os mais expressivos desde a revolução de 1959.


Manifestante é contido durante protestos que tomaram as ruas de Havana em julho de 2021 — Foto: Ramon Espinosa/ Associated Press



O enviado papal e cardeal Benjamin Stella disse em Havana nesta quarta-feira (8) que uma possível anistia para prisioneiros detidos em Cuba após protestos antigovernamentais em julho de 2021 estava “na mesa”, mas a resposta não depende da Igreja Católica Romana.

Stella, que chegou para uma longa visita à ilha caribenha comunista no final de janeiro, disse a repórteres que o Vaticano havia levantado o tema de uma potencial anistia para prisioneiros em diversas ocasiões.

Suprema Corte de Cuba condena mais de cem pessoas à prisão por violência em protestos, no ano passado

Suprema Corte de Cuba condena mais de cem pessoas à prisão por violência em protestos, no ano passado

“Obviamente, este tem sido um tema de nossas conversas”, disse Stella após um discurso na Universidade de Havana, em Cuba. “O tema está sobre a mesa, mas a resposta não depende do cardeal Stella.”

Os comentários ocorrem em meio a críticas de grupos de direitos humanos, dos Estados Unidos e da União Europeia a Cuba após a prisão de centenas de manifestantes após os protestos de 11 de julho de 2021, os mais expressivos desde a revolução de 1959, comandada pelo ex-líder cubano Fidel Castro.

“Peço muito que haja uma resposta positiva (para) anistia, clemência, seja lá o que for chamado. As palavras são secundárias, mas é importante que os jovens que uma vez expressaram seus pensamentos… possam voltar para suas casas”, disse Stella.

O governo cubano não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre as declarações de Stella.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

trafego-mundial-de-passageiros-voltara-ao-nivel-pre-pandemia-em-2023,-diz-associacao-ligada-a-onu

G1 Mundo

Tráfego mundial de passageiros voltará ao nível pré-pandemia em 2023, diz associação ligada à ONU

Em 2020, o tráfego de passageiros diminuiu 60% em relação ao ano anterior. Em 2021, ainda foi 49% menor do que em 2019. Neste ano, o volume de transportados deve se igualar ao de 2019. Setor da aviação reabre vagas que foram fechadas na pandemia A Organização da Aviação Civil Internacional (Icao, sigla em inglês) afirmou, nesta quarta-feira (8), que o tráfego mundial de passageiros voltará neste ano ao nível […]

today9 de fevereiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%