G1 Mundo

Equador prende líder de facção que fez país declarar estado de emergência

today22 de abril de 2024 4

Fundo
share close

A facção foi responsável por detonar a onda de violência que tomou conta de várias cidades do país em janeiro deste ano e fez com que o presidente, Daniel Noboa, declarasse estado de exceção.

Segundo a polícia, o criminoso preso nesta segunda, Fabrício Colón Pico Suárez, é um dos líderes do Los Lobos. Ele fugiu da prisão em que estava, em Riobamba, na região central andina, em 9 de janeiro, em meio a um ataque do tráfico de drogas que deixou vinte mortos.

“A @PoliciaEcuador em coordenação com a @FiscaliaEcuador acaba de capturar #ColónPico em um setor de #PuertoQuito”, uma pequena cidade a noroeste da capital, informou o Ministério do Interior na rede social X.



Capitão Pico também é acusado de organizar um plano para assassinar a procuradora-geral do Equador, Diana Salazar.

Ele foi preso inicialmente por conta do plano, descoberto pela polícia antes de sua execução e que era uma tentativa de retaliação a Salazar, que havia revelado o vínculo destes grupos com políticos, juízes e entidades do Estado.

Além de Pico, Adolfo Macías, conhecido como Fito e chefe da organização criminosa Los Choneros, tamb,ém fugiu da prisão durante a onda de violência de janeiro. Fito estava preso desde 2011 e cumpria pena de 34 anos. Ele ainda não foi encontrado.

Equador faz referendo sobre segurança pública que é teste para reeleição de Noboa

Equador faz referendo sobre segurança pública que é teste para reeleição de Noboa

A contagem dos votos indicava nesta segunda que a maioria dos votos apoia as propostas do presidente Daniel Noboa, como o uso das Forças Armadas nas ruas de forma permanente.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-que-mostram-primeiros-resultados-de-referendo-no-equador

G1 Mundo

O que mostram primeiros resultados de referendo no Equador

De acordo com os primeiros resultados, as questões relacionadas à segurança receberam maioria "sim". "Defendemos o país, agora teremos mais ferramentas para combater o crime e restaurar a paz às famílias equatorianas", publicou o presidente Noboa em sua conta no Facebook após conhecer os primeiros resultados. A presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Diana Atamaint, disse em entrevista a um canal de televisão local que nas próximas horas se confirmará […]

today22 de abril de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%