G1 Mundo

Erdogan reivindica vitória antes de resultado oficial de eleições na Turquia

today28 de maio de 2023 16

Fundo
share close

Dirigindo-se aos apoiadores, Erdogan disse que os eleitores lhe deram a responsabilidade de governar pelos próximos cinco anos.

“Gostaria de agradecer a cada membro de nossa nação que mais uma vez nos transmitiu a responsabilidade de governar a Turquia pelos próximos 5 anos”, disse ele diante de apoiadores na frente de sua casa.

Ao concluir o discurso, Erdogan disse aos apoiadores que “estamos juntos até ao túmulo”.



Os resultados oficiais finais ainda não foram divulgados. Mas, segundo a agência estatal do país, Erdogan já é vitorioso e conta com 52,13% dos votos, contra 47,87% de seu adversário, Kemal Kilicdaroglu, com 99,66% das urnas apuradas.

Com a apuração já bastante avançada, Kilicdaroglu afirmou que “estas foram as eleições mais injustas em anos” na Turquia. O candidato também considera que o resultado mostrou o desejo da população turca de mudar um governo autoritário.

“Peço que continuem na luta pela democracia”, declarou Kilicdaroglu, dizendo que também continuará batalhando.

Campanha com fake news e distribuição de dinheiro

Erdogan distribui dinheiro para apoiadores depois de votar no segundo turno da eleição

Erdogan distribui dinheiro para apoiadores depois de votar no segundo turno da eleição

Erdogan, que já está no poder da Turquia há duas décadas, tem o controle da mídia do país e utilizou os meios necessários para difamar seu oponente nas duas semanas que separaram o primeiro do segundo turno, como destacou o blog da Sandra Cohen.

Segundo a International Press Institute, houve um “nível sem paralelo de desinformação organizada” nestas eleições.

Além disso, também chamou a atenção o fato de o presidente ter entregado dinheiro a eleitores. Registros mostram Erdogan distribuindo notas à população logo após votar no segundo turno. (Veja vídeo acima).




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

erdogan-e-reeleito-na-turquia-em-segundo-turno-apertado

G1 Mundo

Erdogan é reeleito na Turquia em segundo turno apertado

Até a última atualização da reportagem, 99,66% das urnas já haviam sido apuradas e Erdogan vencia por 52,13% dos votos, contra 47,87% de seu adversário, Kemal Kilicdaroglu. Antes mesmo do anúncio oficial, Erdogan já havia reivindicado vitória e deu um discurso em frente à sua casa. "Gostaria de agradecer a cada membro de nossa nação que mais uma vez nos transmitiu a responsabilidade de governar a Turquia pelos próximos 5 […]

today28 de maio de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%