G1 Mundo

Erupção de vulcão na Rússia, lança nuvem de cinzas de 10 quilômetros de altura e gera alerta para aviação

today11 de abril de 2023 14

Fundo
share close

O vulcão Shiveluch, no extremo leste da península de Kamchatka, na Rússia, entrou em erupção na manhã de terça-feira (11) e lançou uma nuvem de cinzas de 10 quilômetros de altura, representando uma ameaça crescente ao tráfego aéreo, informou a Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatka (KVERT).

A equipe emitiu um Aviso do Observatório do Vulcão em código vermelho para aviação, observando que uma “grande nuvem de cinzas” flutuava a oeste do vulcão e que explosões de cinzas de até 15 quilômetros de altura poderiam ocorrer a qualquer momento.

“A atividade em andamento pode afetar voos internacionais ou aeronaves voando baixo”, informou o aviso.



As autoridades locais fecharam escolas e ordenaram que os moradores das aldeias próximas ficassem em casa enquanto uma nuvem de cinzas se espalhava por dezenas de quilômetros ao redor do vulcão, disse o chefe da região municipal de Ust-Kamchatsky, Oleg Bondarenko, em um post no Telegram.

Um dos maiores e mais ativos vulcões de Kamchatka, o Shiveluch teve cerca de 60 erupções substanciais nos últimos 10.000 anos, e a última de maior proporção ocorreu em 2007.

O vulcão tem duas partes principais. A menor delas — Shiveluch jovem — tem sido extremamente ativa nos últimos meses, segundo cientistas, com um pico de 2.800 metros que se projeta do Shiveluch velho, de 3.283 metros de altura.

Bondarenko disse que o vulcão entrou em erupção às 6h31 horário local (15h31 no horário de Brasília) e que a nuvem se espalhou por Klyuchi e Kozyrevsk, aldeias a mais de 70 quilômetros de distância.

“Os residentes são aconselhados a ficar em casa e evitar viagens desnecessárias”, afirmou




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

forcas-armadas-dos-eua-dizem-que-vazamento-de-documentos-e-um-risco-serio-para-seguranca-do-pais

G1 Mundo

Forças Armadas dos EUA dizem que vazamento de documentos é um risco sério para segurança do país

O governo dos EUA disse que há preocupações de que possa haver vazamentos adicionais. Chris Meagher, assistente do secretário de Defesa para Assuntos Públicos, disse a repórteres que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, ficou sabendo na quinta-feira que uma série de slides de apresentações que detalhavam os esforços militares dos EUA na guerra da Ucrânia e inteligência envolvendo outras nações vazaram. Nos dias seguintes, Austin procurou aliados, fez reuniões […]

today11 de abril de 2023 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%