G1 Mundo

Erupção dos vulcões Etna e Stromboli deixam sul da Itália em alerta máximo

today6 de julho de 2024 7

Fundo
share close

A atividade simultânea destes dois vulcões, segundo os cientistas, é pura coincidência.




Erupção de vulcões deixa regiões da Itália em alerta máximo

Erupção de vulcões deixa regiões da Itália em alerta máximo

A erupção de dois vulcões na Itália deixou regiões em alerta máxima.

A Itália, país onde se encontram os únicos vulcões ativos da Europa continental, ficou com a respiração suspensa. Dois dos seus dez vulcões em atividade explodiram ao mesmo tempo, assustando a população da Sicília, no sul do país.

Erupção de vulcões deixa regiões da Itália em alerta máximo — Foto: Reprodução/TV Globo

Os moradores que vivem à sombra do Etna viram as explosões produzirem fragmentos incandescentes e fontes de lava. As cinzas cobriram as ruas e até pistas do aeroporto de Catânia, impedindo pousos e decolagens. Com 3.330 metros de altura, o Etna possui erupções documentadas desde o ano 425 a.C.

Simultaneamente, o Stromboli criou uma nuvem de calor de até 2 km. A Proteção Civil elevou o estado de alerta do nível laranja para o vermelho. As autoridades verificam os planos de retirada da população.

O vídeo divulgado pelos bombeiros mostra a matéria vulcânica descendo rapidamente para o litoral e se estendendo para o mar por centenas de metros.

Erupção de vulcões deixa regiões da Itália em alerta máximo — Foto: Reprodução/TV Globo

O magma do Stromboli fica a 200 km de profundidade, e o do Etna só a 30 km. A atividade simultânea destes dois vulcões, segundo os cientistas, é pura coincidência.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-entrevista-decisiva,-biden-admite-preparacao-fraca-para-debate,-diz-que-estava-doente-e-se-culpa-por-‘episodio-ruim’

G1 Mundo

Em entrevista decisiva, Biden admite preparação fraca para debate, diz que estava doente e se culpa por ‘episódio ruim’

"Não foi culpa de ninguém, foi culpa minha", disse Biden sobre seu desempenho no debate. A entrevista, a primeira após o debate presidencial, foi ao ar na noite desta sexta-feira (5) e é considerada decisiva entre os democratas para que Biden continue na disputa eleitoral. Nos bastidores, cresce a pressão entre apoiadores e doadores para a desistência da candidatura. "Foi um episódio ruim", disse Biden. "Não foi nenhuma indicação de […]

today6 de julho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%