G1 Santos

Escola estadual desativada é alvo de invasões, furtos e atos de vandalismo em Santos; VÍDEO

today22 de agosto de 2023 8

Fundo
share close

De acordo com a moradora Virginia de Sousa Plaza, de 35 anos, o local vem sofrendo constantes invasões e sendo depredado desde o mês de março. No último sábado (19), ela registrou uma pessoa deixando o local com um carrinho de compras cheio de materiais (veja o vídeo acima).

Além disso, ela conta que outros vizinhos e moradores do entorno chegaram a flagrar a mesma ação em diversos períodos do dia. “É uma coisa recorrente, eles vêm aqui 24 horas”, diz.

Ela também revelou que, nos primeiros meses em que o imóvel foi desocupado, a escola teve as fiações, janelas e portões furtados. “A gente avisava [a prefeitura], eles levaram um pedaço [do portão], levaram outro pedaço, até que saíram com o portão nas costas”, conta.



Após os portões serem furtados, Prefeitura de Santos bloqueou as entradas do local com tapumes de madeira — Foto: Arquivo pessoal

Segundo ela, os moradores da região solicitaram com que as entradas do local fossem tapadas com alvenaria após o furto dos portões, evitando novas invasões. Logo depois, a prefeitura bloqueou as entradas do local com tapumes de madeira.

“Essa escola deve ter umas 4 ou 5 entradas. Eles tiram os tapumes [que foram colocados] na mão. Se soldam os portões, eles chutam e abrem de novo. A gente mora na frente, é a madrugada inteira fazendo barulho, não tem horário, é o dia inteiro”, conta.

Ela diz que, em grande parte das vezes, a vizinhança denuncia a situação à Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM), mas que os infratores conseguem evadir o local antes das equipes chegarem. “É um trabalho que não termina, a menos que a Polícia fique 24 horas aqui, o que também não faz sentido”.

Em nota, a Prefeitura de Santos disse que a GCM foi até o local no último sábado (19), porém, quando a equipe chegou ao endereço não havia ninguém no edifício. Não foi constatado furto na ocasião.

A administração ainda reiterou que a equipe realiza o monitoramento do equipamento municipal por meio de rondas diuturnas, e que disponibiliza total apoio às forças de segurança no combate a assaltos, atos de vandalismo, furtos de fiação e outros delitos.

Desde o início do ano, o efetivo municipal deteve 13 suspeitos no prédio, sendo a maioria por tentativa de furto de fiação de cobre. Todos foram devidamente encaminhados às autoridades policiais.

Uma das entradas do prédio chegou a ficar completamente aberta após os portões serem furtados — Foto: Arquivo pessoal

A Escola Estadual Cleóbulo Amazonas Duarte, localizada na rua Rua Guedes Coelho, foi desativada em 2018, quando dividia espaço com a Diretoria Regional de Ensino (DRE), órgão ligado à Secretaria Estadual da Educação.

Em janeiro de 2023, o espaço foi cedido pelo Governo do Estado à Prefeitura de Santos, após tratativas para que a DRE ocupasse um novo prédio no Centro da cidade. Logo em seguida, a administração anunciou que edifício seria utilizado como nova sede da Unidade Municipal de Ensino (UME) Dino Bueno.

O local, entretanto, precisaria passar por obras de adequação à legislação vigente para comportar a unidade, como de acessibilidade, sistema de combate a incêndio, para-raios, sistemas de informatização e climatização.

De acordo com a Prefeitura, as obras serão iniciadas no final de setembro e início de outubro pela Construtora Credbens Ltda, com investimento municipal de aproximadamente R$ 5,7 milhões. Além das obras de adequação, a nova UME Dino Bueno, que vai atender os alunos em período integral, também terá câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO).

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-de-sao-vicente,-sp,-concede-desconto-de-50%-para-pagamento-do-itbi

G1 Santos

Prefeitura de São Vicente, SP, concede desconto de 50% para pagamento do ITBI

Programa de incentivo à regularização dos instrumentos de compra e venda de imóveis para fins de recolhimento do imposto foi criado na cidade. Recolhimento do tributo ainda pode ser parcelado em 12 vezes. Prefeitura de São Vicente concede desconto de 50% para pagamento do ITBI — Foto: Carlos Nogueira/Arquivo A Tribuna Jornal A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, criou um programa de incentivo à regularização dos […]

today22 de agosto de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%