A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), por meio do programa ‘Psicólogos nas Escolas’, integrou nesta semana 24 psicólogos ao quadro das unidades de ensino da rede estadual da Baixada Santista e Vale do Ribeira. A partir da próxima segunda-feira (4), os profissionais passarão a atuar diretamente nas comunidades escolares.
Segundo a Seduc-SP, a ação é atrelada ao Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva) e tem como objetivo melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, construindo ambientes escolares mais harmônicos e saudáveis. O programa receberá um investimento anual de R$ 126 milhões.
Na última segunda-feira (28), os profissionais iniciaram uma imersão na rede estadual de ensino, em encontros com as diretorias regionais de ensino onde atuarão. A partir da próxima segunda-feira (4), eles passam a lidar diretamente com as comunidades escolares.
Cada um dos profissionais atuará por 30 horas semanais, dentro do horário de funcionamento das unidades escolares que estiverem vinculados. Do número total de psicólogos, dois serão responsáveis pela supervisão do programa, divididos entre as duas regiões administrativas do Estado.
O programa prevê que os profissionais atuem principalmente em conjunto com os professores orientadores de convivência (POCs) e diretores escolares e, em nível regional, com os professores especialistas em currículo (PECs) do Conviva, a fim de apoiar o desenvolvimento de ações do plano de melhoria da convivência escolar.
Eles serão responsáveis por diversas tarefas, como promover orientações e dinâmicas entre os estudantes e professores, mitigar conflitos e até mesmo fornecer atendimento individualizado, em caráter de exceção, promovendo a orientação e encaminhamento para rede protetiva, se necessário.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)