G1 Mundo

Espanha proíbe touradas com pessoas com nanismo

today28 de abril de 2023 5

Fundo
share close

O Parlamento da Espanha aprovou, nesta quinta-feira (27), uma lei que proíbe os espetáculos de “anões toureiros” e todos aqueles considerados degradantes para pessoas com deficiência. Profissionais do setor protestaram contra a medida.

A lei, aprovada com o apoio da esquerda e da direita, determina que “ficam proibidos os espetáculos ou atividades recreativas com o uso de pessoas com deficiência ou esta circunstância para provocar no público ridicularização, escárnio ou zombaria“.

Ou seja, os organizadores não podem empregar pessoas com nanismo para que elas sejam ridicularizadas, mas deixa a possibilidade para que elas participem dos espetáculos. O texto também prevê que “as pessoas com deficiência participarão dos espetáculos públicos e atividades recreativas, englobando as touradas, sem discriminações nem exclusões“.



Embora a medida tenha um caráter geral, afeta em particular os espetáculos cômicos de touradas com pessoas com nanismo, que, ainda que tenham perdido popularidade, persistem, em especial durante as festas de padroeiros.

Tourada em Sevilha, na Espanha, em abril de 2023 — Foto: Cristina Quicler/AFP

Grupos como o Diversões na Arena e seus Anões Toureiros” consideram que a lei os priva de um meio de subsistência e defendem que sua atividade é como qualquer outra de tauromaquia.

“Somos toureiros, somos artistas, chega de proibições”, publicou esta semana o grupo no Facebook, convocando protestos contra a lei.

Manifestações a favor da lei

Há também grupos favoráveis à lei. O Comitê Espanhol de Representantes de Pessoas com Deficiência (Cermi), um dos promotores da proibição, já havia conseguido nos últimos meses o cancelamento de algumas festividades.

Quando uma delas foi suspensa, em janeiro, a Associação de Displasias Ósseas com Nanismo da Espanha (ADEE) descreveu essas apresentações, em um comunicado, como “vexatórias e decadentes, voltadas ao escárnio e zombaria”.

“Este espetáculo cômico não é inócuo. Perpetua a imagem das pessoas com acondroplasia como seres jocosos e risíveis que só servem para isso”, afirmou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

e-mail-do-palacio-diz-que-rainha-elizabeth-ii-sabia-que-jornais-espionavam-sua-familia

G1 Mundo

E-mail do palácio diz que rainha Elizabeth II sabia que jornais espionavam sua família

Harry, o filho mais novo do rei Charles III, está processando o Murdoch's News Group Newspapers por hackear telefones celulares e outros atos ilegais que, ele diz , foram cometidos contra ele em nome de seus tabloides, o "Sun" e o extinto "News of the World", de meados da década de 1990 até 2016. Príncipe Harry e Elton John deixam tribunal na Inglaterra O News Group, que esteve envolvido em […]

today28 de abril de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%