G1 Santos

Especialistas colocam bonecos idênticos a guarás e atraem mais de 400 aves para o litoral de SP; FOTOS

today17 de junho de 2024 11

Fundo
share close

Os guarás-vermelhos (Eudocimus ruber) voltaram a colorir os céus de Peruíbe, no litoral de São Paulo, e têm chamado atenção de moradores e turistas. O retorno da ave, que não era vista há anos na cidade, só foi possível através da criatividade de especialistas. Eles colocaram bonecos idênticos a espécie e, com isso, conseguiram atrair um bando de mais de 400 indivíduos.

O ornitólogo [especialista em aves] Bruno Lima é guia e pesquisador na cidade há 20 anos. Ele explicou ao g1 que a técnica consiste em usar os bonecos para atrair o próprio instinto das aves que vivem em bandos, como é o caso do guará-vermelho.

Ao redor do mundo, segundo o especialista, o método costuma ser usado por caçadores. Eles atraem e matam os animais. Bruno junto com a bióloga Karina Ávila, de 31, e o monitor ambiental Márcio Ribeiro, de 40, decidiram usar a técnica de maneira positiva e o resultado não poderia ser melhor.



Bonecos atraíram mais de 400 aves para Peruíbe (SP) — Foto: Karina Ávila

O ornitólogo explicou que os guarás-vermelhos saem de Cubatão (SP) e vão em direção ao litoral sul do Brasil. Os especialistas estudaram o caminho e as épocas do ano em que eles passavam para colocarem os bonecos no Rio Preto. Bruno ressaltou que a área é protegida por lei e pela comunidade.

De acordo com Bruno, as aves sentiram-se seguras ao verem os bonecos parecidos com elas. Por este motivo, a espécie retornou para cidade. “A ideia era fazer algo para trazer a espécie de volta, mas que a população também ganhasse com isso. A missão está cumprida”, afirmou ele.

A artista Sandra Vargas José de Souza, de 59 anos, explicou ao g1 que faz uma escultura do corpo das aves em isopor. Em seguida, usa papel alumínio e palitos de bambu com massa de biscuit para dar volume. A finalização é feita com tinta para dar cor e verniz para que o boneco resista ao clima.

De acordo com ela, o maior desafio é mantê-los em pé. “Os pássaros têm pouco apoio e o material precisa ser o mais leve possível”, explicou. O resultado pode ser visto em imagens feitas por ela (veja acima).

Onde estavam os guarás-vermelhos?

Desde 1500, de acordo com Bruno, a espécie era recorrente em todos os manguezais do Brasil. A caça, o desmatamento e o aterramento para construção fizeram com que muitas áreas ficassem perigosas para as aves. A técnica usada pelo ornitólogo, portanto, não afetará a natureza dos guarás-vermelhos.

Criatividade de especialistas ajudou a comunidade dos guarás-vermelhos — Foto: Karina Ávila

“A gente só deu um empurrãozinho para eles [guarás-vermelhos] colonizarem um território que já era deles”, afirmou o especialista.

A bióloga Karina acrescentou à equipe de reportagem a importância deste projeto para a espécie. “Mostramos que a natureza se recupera se dermos uma chance”, disse ela.

Apreciar guarás-vermelhos tornou-se ponto turístico em Peruíbe (SP) — Foto: Vando Silva

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tatuador-de-neymar-que-fez-arte-em-homenagem-a-mavie-chama-craque-de-‘times-square-ambulante’

G1 Santos

Tatuador de Neymar que fez arte em homenagem à Mavie chama craque de ‘Times Square ambulante’

O empresário e tatuador Adão Rosa, de 44 anos, passou uma noite com uma equipe de profissionais desenhando opções para Neymar Jr. homenagear a filha Mavie, de 8 meses, fruto da relação com a influenciadora Bruna Biancardi. Ele, que é responsável por mais de 45 tatuagens do jogador, afirmou ao g1 que vê o craque como a região mais famosa de Nova York, conhecida pelos telões de publicidade. "O Neymar […]

today17 de junho de 2024 31

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%