Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
O Departamento de Energia dos Estados Unidos afirmou que vai anunciar, nesta terça-feira (13), um “grande avanço científico” na pesquisa da fusão nuclear.
A fusão nuclear pretende replicar o que acontece no coração do Sol: átomos de hidrogênio se unindo, em seu núcleo, para formar hélio. É esse processo que faz com que o Sol libere muita energia. Esse processo é diferente daquele usado nas usinas atuais — o de fissão nuclear, em que os núcleos dos átomos se dividem.
De acordo com o jornal Financial Times, cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), na Califórnia, conseguiram um “ganho líquido de energia” de um reator de fusão experimental.
Esta seria a primeira vez que os cientistas produziram com sucesso mais energia em uma reação de fusão – o mesmo tipo que energia alimenta o Sol – do que foi consumido durante o processo, um passo potencialmente importante na busca de energia sem carbono.
O Departamento de Energia e fontes do LLNL afirmaram à AFP que não poderiam comentar ou confirmar a informação do Financial Times, mas anteciparam que Jennifer Granholm, secretária de Energia dos Estados Unidos, anunciará um “grande avanço científico” nesta terça.
Uma porta-voz do LLNL acrescentou que “as análises ainda estão em curso”. “Esperamos compartilhar mais na terça-feira, quando o processo estiver concluído”, disse.
A fusão nuclear é considerada por alguns cientistas como a potencial energia do futuro, especialmente porque produz poucos resíduos e não emite gases de efeito estufa.
“Se este avanço na energia de fusão for verdade, isto pode mudar o jogo para o mundo”, tuitou Ted Lieu, congressista do estado da Califórnia.
Cientistas da Califórnia conseguem gerar energia a partir da fusão nuclear pela 1ª vez
Em nota, a Autoridade de Energia Atômica do Reino Unido disse que os resultados eram “a demonstração mais clara em todo o mundo do potencial da energia de fusão para fornecer energia de baixo carbono segura e sustentável”.
Veja energia gerada pela fusão nuclear no JET
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
O país vive um conflito interno desde 2015 entre forças do governo, apoiadas pela Arábia Saudita, e os Houthis, alinhados ao Irã. Uma trégua havia sido acordada entre os dois lados, mas expirou no início de outubro e, desde então, a situação voltou a se intensificar. “A renovação urgente da trégua seria um primeiro passo positivo que permitiria o acesso humanitário crítico”, disse a diretora-executiva do Unicef ,Catherine Russell. A […]
Diego Soares
07:00 - 07:30
08:05 - 09:50
Paulinha Esteves
09:50 - 11:40
Publicar comentários (0)