G1 Santos

Estudantes da Unesp paralisam atividades e reivindicam melhorias no litoral de SP

today22 de junho de 2023 7

Fundo
share close

As solicitações são referentes às condições mínimas para a permanência dos estudantes na universidade, como a construção de um restaurante, com as refeições básicas e o auxílio permanência, que consiste em uma ajuda financeira de apoio ao estudante, no valor entre R$ 700 e R$ 800.

Os alunos também pedem transparência quanto a construção do novo prédio, apoio psicológico apropriado, orientação profissional aos professores quanto aos neurodivergentes, garantia das atividades culturais e esportivas no campus e gestão democrática com participação igualitária do corpo discente.

De acordo com o representante dos alunos Marina Gonçalves Marques, de 26 anos, o corpo estudantil aprovou a paralisação entre os dias 19 e 24 de junho. “Estamos expressando o direito político de manifestação a favor das mínimas condições para que os estudantes sobrevivam nesse país. Não só queremos, mas as exigimos”, disse ela.



Ainda segundo Marina, os alunos permanecem de seis a oito dentro da unidade. “Passamos muitas vezes o dia inteiro na faculdade e entendemos a concretização dessas medidas é a garantia dos nossos direitos”, explicou.

A estudante disse ainda que, pelo tempo que eles ficam no local, precisam de mais apoio quanto a saúde física e mental. “Nossas mobilizações são de extrema importância e não queremos que nenhum estudante seja prejudicado e perseguido. Só queremos nossos direitos”.

Universidade Estadual Paulista

Em nota, a direção do campus do Litoral Paulista da Unesp informou ao g1 que tem discutido com os alunos sobre as demandas solicitadas e que foram oferecidas explicações para cada um dos itens. “As reivindicações foram incluídas para discussão em reunião da Congregação, órgão máximo de deliberações do campus, a ser realizada nesta sexta-feira (23).”

Segundo a Unesp, algumas reivindicações são debatidas pela administração central da Universidade, como será nesse caso, pois contará também com a participação de representantes dos estudantes.

“A reitoria tem posto em prática, desde 2022, um plano de obras que contempla todas as unidades da Unesp e realizado contratação de servidores docentes e técnico-administrativos, com um olhar especial para a segurança alimentar e nutricional dos estudantes”.

Estudantes da Unesp do litoral de SP fazem paralisação das atividades acadêmicas — Foto: Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

obras-em-sistema-de-drenagem-devem-melhorar-escoamento-de-chuvas-em-santos

G1 Santos

Obras em sistema de drenagem devem melhorar escoamento de chuvas em Santos

O sistema de drenagem do bairro Caneleira, em Santos, no litoral de São Paulo, passará por uma reformulação visando melhorar o escoamento das águas, a fim de evitar alagamentos. A Rua Sebastião Brasil, no trecho entre as vias Nossa Senhora de Fátima e Oriovaldo de Souza Rocha, foi interditada para início dos serviços na manhã desta quinta-feira (22). Segundo a Prefeitura de Santos, por receber grande fluxo de águas do […]

today22 de junho de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%