G1 Mundo

EUA anunciam novas sanções ao Irã por conta de escalada em programa de enriquecimento nuclear

today30 de junho de 2024 3

Fundo
share close

País diz que governo iraniano expandiu ainda mais seu programa nuclear. A ação impõe sanções a três empresas baseadas nos Emirados Árabes Unidos e 11 navios.


Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, em imagem de 4 de abril de 2023 — Foto: Johanna Geron/Reuters



Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra o Irã nesta quinta-feira (27) em resposta a “escaladas nucleares contínuas”, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

A ação impõe sanções a três empresas baseadas nos Emirados Árabes Unidos que os EUA acusaram de estarem envolvidas no transporte de petróleo ou produtos petroquímicos iranianos e, também, 11 navios.

No início de junho, o G7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo, alertou o Irã contra o avanço de seu programa de enriquecimento nuclear e disse que estariam prontos para aplicar novas medidas se Teerã transferisse mísseis balísticos para a Rússia.

“Ao longo do último mês, o Irã expandiu ainda mais seu programa nuclear de maneiras em que não é possível visualizar um propósito pacífico crível [para esta expansão]”. disse Blinken em comunidado.

“Continuamos comprometidos em nunca permitir que o Irã obtenha uma arma nuclear, e estamos preparados para usar o nosso poder nacional para garantir esse resultado.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

golpe-fracassado-na-bolivia-pode-acelerar-processo-de-entrada-do-pais-no-mercosul

G1 Mundo

Golpe fracassado na Bolívia pode acelerar processo de entrada do país no Mercosul

A discussão sobre esse novo membro deve ser feita na cúpula do bloco, no Paraguai, no próximo dia 8. A avaliação de membros do Itamaraty é de que essa adesão seria simbólica de um compromisso da Bolívia com a democracia – o Mercosul adota a chamada "cláusula democrática" que impede a participação de governos autoritários no bloco. O tema da democracia, aliás, deve ser o grande assunto da Cúpula do […]

today30 de junho de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%