G1 Mundo

EUA e Arábia Saudita pedem nova trégua ‘efetiva’ no Sudão

today4 de junho de 2023 12

Fundo
share close

A Arábia Saudita e os Estados Unidos querem a continuidade das negociações entre os lados beligerantes no Sudão para um novo cessar-fogo “efetivo”, afirmou neste domingo (4) a diplomacia do reino do Golfo.

De acordo com a Arábia Saudita, os representantes do exército e dos paramilitares sudaneses ainda estão em Jidá, cidade onde as negociações estão oficialmente suspensas. Os combates, que entram na oitava semana, continuam provocando muitos danos no Sudão.

“Arábia Saudita e Estados Unidos querem a continuidade das negociações entre as duas delegações (sudanesas) para facilitar o envio de ajuda humanitária”, afirmou o ministério saudita das Relações Exteriores em um comunicado.



Os países mediadores pediram um “novo cessar-fogo que seja aplicado de forma efetiva”, pois as duas tréguas anteriores não foram respeitadas.

Refugiados sudaneses deixam o país a caminho de Chade em 8 de maio de 2023 — Foto: Zohra Bensemra/REUTERS

Na quarta-feira, o exército abandonou as negociações que deveriam permitir a criação de corredores seguros para civis e o envio de ajuda humanitária. Um dia depois, representantes dos Estados Unidos e da Arábia Saudita anunciaram a suspensão das conversações.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, visitará a Arábia Saudita de 6 a 8 de junho.

Em sete semanas, a guerra entre o exército, liderado pelo general Abdel Fattah al Burhan, e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR), comandados pelo general Mohamed Hamdan Daglo, provocaram mais de 1.800 mortes e o balanço de mais de 1,5 milhão de deslocados e refugiados.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

governo-da-india-vincula-acidente-de-trem-a-falha-no-sistema-de-sinalizacao

G1 Mundo

Governo da Índia vincula acidente de trem à falha no sistema de sinalização

"Identificamos a causa do acidente e as pessoas responsáveis", afirmou o ministro Ashwini Vaishnaw à agência de notícias ANI. Ele acrescentou que "não é adequado" revelar mais detalhes antes da elaboração do relatório final da investigação. O acidente, que aconteceu na sexta-feira perto da cidade de Balasore, no estado de Odisha (leste do país), provocou pelo menos 288 mortes e deixou mais de 900 feridos. Ashwini disse que "uma mudança […]

today4 de junho de 2023 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%